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Saiba como o SEO local pode alavancar suas vendas

É inegavelmente importante garantir que seu negócio apareça nos resultados do Google e de outros buscadores. E quando a intenção é alcançar só pessoas na sua cidade, entra em cena o SEOLocal.

O SEO local entende que a localização é um fator fundamental na escolha do usuário, e esse mecanismo visa facilitar ao máximo esse processo.

Resta saber como você, empresário, pode aproveitar a otimização de mecanismos de busca local para promover seu negócio?

Neste texto, responderemos a essa pergunta e também apontaremos os benefícios de investir em SEO local, confira!

Saiba o que é o SEO local

A base do SEO é combinar várias técnicas para otimizar o conteúdo para os motores de busca. Assim, se dá visibilidade aos resultados.

O propósito do SEO local é bem semelhante. No entanto, ele se destaca na otimização baseada não apenas no planejamento de palavras-chave e outras técnicas de SEO conhecidas, mas também na localização do negócio e do usuário. 

Consiste na aplicação de técnicas de otimização – ao site, aos perfis das redes sociais e ao conteúdo produzido – que garantem que o motor de busca priorize o seu negócio

Isso, é claro, se a sua localização corresponder à localização de quem faz a pesquisa.

Vale ressaltar que pode ser usado em conjunto com outros tipos de SEO para aumentar a otimização de materiais de inbound marketing.

Entenda como o SEO local funciona

O algoritmo de localização de busca do Google tem três critérios principais: proximidade, relevância e visibilidade.

Prossiga a leitura para entender os detalhes de cada um deles.

Proximidade, busca por localização

A filtragem por localização não leva em consideração só a região onde o usuário está localizado.

O Google também leva em conta a distância. Por isso, costuma-se preferir locais mais próximos que se destaquem até mesmo em relação a outros, como os da mesma cidade.

O buscador vê a proximidade como um fator importante para o usuário.

Relevância, autoridade sobre o assunto

As informações fornecidas afetam este critério. Aqui, quanto mais corretos e detalhados forem, mais a empresa se destaca no buscador.

Isso é especialmente útil para rastrear a relação entre a região, a pesquisa do usuário e o perfil da empresa.

Visibilidade, posicionamento nas serps

Isso dificulta a atuação das pequenas e médias empresas, já que as grandes empresas costumam estar à frente nesse quesito.

A popularidade na internet não é suficiente para o Google: ele também valoriza sua importância fora da web.

No entanto, isso não é necessariamente uma desvantagem para as empresas menores. Elementos como comentários, avaliações e backlinks afetam a classificação do algoritmo.

Por que usar o SEO local?

Garantir a melhor experiência do usuário no momento da pesquisa é o benefício mais importante da otimização do SEO local.

Isso significa que o consumidor encontra o que está mais próximo de sua realidade, e que, consequentemente, ele tem mais chances de se transformar em cliente.

Conheça outros benefícios da otimização de mecanismos de busca local.

Localização mais precisa

A aplicação de técnicas de SEO ajudará sua empresa a se destacar dos demais em tudo relacionado à sua localização geográfica.

Por exemplo, se um cliente digitar a palavra “confeitaria” na barra de pesquisa, o algoritmo oferecerá opções próximas à localização geográfica por considerá-la mais relevante. 

Garante uma experiência melhor e mais rápida ao cliente

Cada vez mais pessoas querem usar o Google ou qualquer mecanismo de pesquisa para encontrar rapidamente algo que faça sentido para elas.

O SEO local ajuda você a encontrar o cliente ideal, aquele que realmente precisa do seu produto.

Ao investir nessa estratégia, você melhorará seu negócio e ao mesmo tempo entregará uma experiência ainda melhor para o usuário final.

Dá mais visibilidade

A concorrência local é um grande desafio para pequenas e médias empresas. O maior benefício de investir em marketing digital que inclui estratégias de SEO é a capacidade de obter visibilidade semelhante a grandes empresas.

A qualidade da estratégia de SEO é extremamente importante para ser encontrado online.

Portanto, investir em estratégias direcionadas à sua localização garantirá uma melhor visibilidade em sua área.

Conclusão

Esses são os pontos principais do chamado SEO local, um desdobramento mais específico do SEO, especialmente interessante para pequenas e médias empresas.

Ao longo desse texto, você conferiu aspectos como:

  • Definição;
  • Importância;
  • Lógica de funcionamento;
  • Estratégias;
  • Relevância;
  • Autoridade.

Tudo isso voltado para o SEO local. Portanto, agora você está apto a começar a adotar essa estratégia.

Isso explica, a estratégia de utilizar o nome da cidade junto a palavra-chave em determinados nichos do mercado, por exemplo: Marketing Digital em Gravataí

Essa estratégia é muito bem vista para posicionar sites em suas cidades, ao fazer uso da palavra-chave de ranqueamento, junto a palavra-chave da cidade, você consegue construir uma estratégia baseada em intenção de busca. 

De forma mais direta, pessoas que moram nessa cidade tendem a buscar por serviços acrescentando a cidade no final da busca.

Exemplos de intenção de busca para SEO Local:

Ao trabalhar essa estratégia, o Google entende que a sua intenção de busca é segmentada, o algoritmo entende que ele deve entregar um resultado baseado em sua cidade, ou seja, ele descarta outras regiões, isso é SEO Local, focado em sua localização.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.