Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

Painéis solares, componentes e instalação: o que você precisa saber

Sabemos que para tudo que existe no mundo, é preciso de alguma energia que move tal coisa. Mas captar e transformar tal energia pode ser um desafio e, quando pensamos em energia solar, podemos destacar os painéis solares e toda a sua utilização.

Mas o conceito de energia pode ir muito mais longe do que se pensa e são diversos os estudos para entender cada vez mais a fundo sobre o tema e encontrar, inclusive, novas fontes de energia que ajudem o nosso planeta ao longo dos anos que estão por vir.

Porém, tem uma energia na qual somos expostos diariamente e que é bastante utilizada em alguns lugares do mundo, sendo muito interessante saber mais sobre, podendo até mesmo ser usada para abastecer sua empresa que comercializa eletroduto galvanizado comprar.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje falará um pouco sobre a energia solar e os conceitos que a abordam, explicando o que ela é, qual a sua importância, como ela funciona, o que é preciso para utilizá-la e as suas vantagens.

A energia não é simplesmente criada, e sim, transformada. Desde a energia que retiramos dos alimentos para manter nosso organismo ao longo do dia, até a transformação da energia elétrica. 

Seja para distribuidores de sensores balluff ou uma loja de roupas, todos precisamos de energia

Mas captar tal energia e utilizá-la de maneira correta pode ser uma tarefa difícil e, embora a energia nuclear seja a mais utilizada em muitos lugares do mundo, precisamos pensar que existem outras fontes como a solar, eólica e até mesmo a maremotriz.

Em cada um desses casos, existem alguns componentes e modelos de instalação que podem ajudar no processo e, como é o foco do nosso texto de hoje, os painéis solares são um excelente exemplo e que podem ser usados até mesmo para manter a sua fabrica de cabo de força.

Não apenas isso, mas por precisarmos pensar nas próximas gerações, sempre é interessante buscar maneiras sustentáveis de se manter algo e, quando pensamos em energia, aquela que é proveniente do sol é uma excelente alternativa.

A energia solar pode ser utilizada tanto para aquecer água quanto ser transformada em energia elétrica para a sua casa, portanto, as utilizações são muitas e pode ser aplicado eficientemente na hora de ligar seu computador e comprar luvas de segurança pela internet.

Os tópicos a seguir irão melhor contextualizar o que são esses painéis solares, como podem ser instalados, as vantagens de se utilizar a energia solar e alguns componentes necessários para a sua utilização. Sem mais delongas, confira.

Como funciona a energia solar

É certo dizer que os painéis solares são os componentes necessários para captar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Eles são essenciais e os principais responsáveis por “guardar” o calor e direcioná-lo até onde precisa ir.

Os painéis possuem células fotovoltaicas que captam a energia luminosa proveniente do sol e a transformam na energia elétrica que conhecemos, fazendo com que até mesmo a uma máquina de crachá de identificação PVC consiga desenvolver o seu trabalho normalmente.

Dessa maneira, os painéis são colocados no topo das casas para captar a energia e, conforme o tempo passa, ela é armazenada e distribuída para o restante da casa. 

É bem difícil de ser aplicada em apartamentos por motivos de inviabilidade, afinal, normalmente o prédio todo não pertence a um único morador.

Isso não significa que é impossível. Existem possibilidades de utilização e geração de energia compartilhada, com mais pessoas ou empresas, onde um ponto único gera a energia, dividindo os gastos iniciais e ajudando a todos os envolvidos.

No caso, existem outros métodos onde é preciso passar por mais de um processo para a transformação da energia, mas para consumidores mais comuns que não são empresas no caso, os painéis solares são a melhor escolha.

Assim como uma empresa focada em acompanhamento e gerenciamento de obras, a energia solar também possui determinadas características que podem ser observadas, ajudando inclusive a você cogitar se deve ou não instalar em sua casa, como:

  • É uma fonte de energia luminosa;
  • É sustentável;
  • É uma fonte de energia limpa;
  • Muito econômica;
  • Bastante durável.

Existem diversos tipos de energia solar, cada uma focada em algum tipo de obtenção, mas vamos nos reter a entender que, quando você for utilizar os seus painéis, além deles, normalmente é preciso de um pequeno kit.

É preciso de um inversor solar, string box, conectores e cabeamentos, sem mencionar em um sistema de fixação das placas solares. 

Em outras palavras, da mesma forma que preparativos são feitos junto da manutenção preventiva de disjuntores, para a instalação dos painéis também será necessário.

As vantagens de utilizar energia solar

Agora que já entendemos melhor não apenas o que é energia solar, mas um pouco sobre os componentes necessários para a sua instalação, sempre é bom saber de algumas vantagens para causar aquele incentivo inicial no investimento.

Mesmo que o seu objetivo seja apenas saber um pouco mais sobre o assunto, os tópicos a seguir reúnem uma série de benefícios que esse método traz. Portanto, seja você um estudioso ou um produtor de calça para uniforme industrial, confira.

01 – Maior valorização do imóvel

A instalação de painéis solares ajuda muito a valorizar o seu imóvel, o que é excelente para alugar e vendê-lo caso essa seja a sua vontade. Isso porque, como o consumo de energia diminui bastante, se torna muito viável para quem vai utilizá-lo.

Claro que o investimento inicial dependerá muito do tipo de painel que você irá querer, o tamanho do imóvel e, obviamente, a quantidade de painéis que serão comprados. Quando bem feito, a conta de energia pode diminuir em até 95%.

Estudos dizem que a valorização pode variar de 3% a 6% e, uma coisa que vale muito o investimento é que pode chegar o momento em que você começa a vender energia que sobra para indústrias, gerando até mesmo uma renda extra, algo que sempre é muito bem-vindo.

02 – Grande economia

Como dito de forma rápida e resumida no tópico anterior, é muito atrativo quando a utilização da energia solar através dos painéis solares pode diminuir os gastos com energia elétrica em sua residência, chegando a uma redução de até 95%.

É importante entender que a conta nunca irá zerar, pois as fornecedoras de energia sempre cobram um valor pela estrutura oferecida e pelo transporte de energia até o imóvel, mas certamente é um dinheiro que pode ser utilizado em outro lugar.

O investimento inicial pode variar muito, mas a média de retorno é em torno de 4 anos para uma residência de tamanho médio. 

No caso do estado de São Paulo, é provável que você pague a conta após 2 meses sem pagar, pois, o pagamento mínimo da fatura precisa chegar a um valor específico, valor esse que fica muito baixo pela redução.

Como os painéis solares são extremamente resistentes, a sua durabilidade é grande, o que diminui bastante também as taxas de manutenção, podendo eles tanto ficarem sobre condições como frio e calor e permanecerem por um bom tempo, totalmente funcionais.

03 – Bom investimento para brasileiros

Sabemos que a energia solar está presente no mundo todo e que é uma alternativa para milhares de pessoas que tenham condições de comprar os painéis, mas em países tropicais, como é o caso do Brasil, é um negócio muito bom.

Isso porque, na grande maioria do tempo, estamos expostos aos raios de sol, matéria-prima necessária para a captação e, posteriormente, transformação da energia, principalmente quando pensamos em regiões mais ao nordeste do país.

Claro que em dias mais nublados, a captação é bastante fraca e pode não absorver tanta energia, mas quando comparado a quantidade de dias onde o sol se mostra ao longo do ano, é um investimento que vale muito a pena.

Considerações finais

O texto de hoje explicou o que são os painéis solares, alguns dos componentes necessários para a sua utilização e instalação, explorando o que é energia solar e a sua importância, assim como alguns benefícios que podem ser usufruídos por quem a utiliza.

Claro que é preciso de um grande planejamento para garantir que nada saia do controle e sempre é indicado contratar um profissional que saiba instalar e garanta a efetividade do investimento, fazendo com que você não desperdice nada.

As fontes de energia limpa vem ganhando cada vez mais espaço e, por serem sustentáveis, se tornam ainda mais indicadas para investimento. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, comece a estudar agora mesmo qual painel irá comprar.