FIM DO NUBANK? Banco Digital pode estar chegando ao fim! Entenda a situação
A Caixa Econômica Federal, principal instituição financeira do Brasil, está em discussões avançadas sobre o lançamento de uma nova iniciativa que poderá impactar significativamente o Nubank, uma das principais fintechs do país.
Prevista para abril, a Caixa planeja introduzir uma conta digital, em uma estratégia calculada para competir com o crescente número de fintechs que têm conquistado espaço no mercado financeiro brasileiro.
Em uma entrevista exclusiva à revista Inteligência Financeira, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, revelou detalhes sobre os planos de modernização da instituição, incluindo aprimoramentos no home broker, visando competir com as plataformas de investimento digital.
Carlos Vieira, que assumiu a presidência da Caixa em novembro passado, enfatiza a urgência de tornar o banco mais digital para enfrentar a constante inovação tecnológica e manter-se relevante em um mercado em rápida transformação.
Embora a Caixa tenha dado passos significativos em direção à digitalização com o lançamento do aplicativo Caixa Tem em 2020, utilizado para pagamentos de auxílios emergenciais durante a pandemia, a meta agora é superar desafios técnicos e expandir a gama de produtos oferecidos para atrair e fidelizar clientes.
Além disso, Vieira compartilhou que a visão da instituição é ambiciosa, projetando um novo patamar de eficiência e lucratividade.
O presidente reconhece que a Caixa registra o dobro de lucratividade em comparação com o Banco do Brasil, mas destaca que há espaço para aprimorar a eficiência por meio de um melhor atendimento ao cliente.
Por fim, Vieira destacou que recentemente identificaram cerca de 1.800 contratos em atraso, totalizando mais de R$ 10 bilhões, e ressaltou a pressão para alcançar uma rentabilidade (ROE) equivalente à do mercado como um objetivo fundamental para o banco.