Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

Qual é o melhor negócio para começar em 2023?

É preciso ter ideias para criar um negócio lucrativo para empreender e ter uma carreira de sucesso. Muita gente quer ter um empreendimento próprio, seja para mudar de carreira ou pelo fato de poder fazer o próprio horário e ser o próprio chefe.

-

Em 2021 houve um recorde na quantidade de pequenas empresas iniciadas no país, de acordo com um levantamento do Sebrae. E a busca pelos melhores negócios também é motivada pela aspiração por lucros.

Dessa forma, os empreendedores de sucesso buscam investir nas melhores modalidades de serviço, mas é comum ter dúvidas sobre como começar ou o que fazer.

-

São diversas as ideias de negócios criativos para investir em 2023, e algumas categorias que se destacam são:

  • Alimentação saudável;
  • Doces gourmet;
  • Hamburgueria;
  • Mercado pet;
  • Loja de roupas;
  • Loja virtual;
  • Artesanato personalizado;
  • Assistência em informática;
  • Manicure e pedicure;
  • Blog;
  • Infoproduto;
  • Mercado de afiliados;
  • Serviços de reparo;
  • Cosméticos naturais;
  • Brechó.

-

Neste artigo selecionamos 6 dessas ideias de negócios, bem como dicas essenciais sobre o que é preciso para começar.

-

6 ideias de negócios lucrativos para 2023

Sua empresa de piso para eventos deve saber que a definição de negócios lucrativos muda com frequência, havendo a necessidade de se adaptar às novas demandas que surgem diariamente.

-

Justamente por isso você precisa ficar atento aos melhores negócios para 2023, pois eles podem mudar, dando espaço para novas ideias que ganham a atenção do consumidor.

  1. Alimentação saudável

-

Hábitos de bem-estar e alimentação saudável são temas que estão se tornando cada vez mais comuns, ganhando espaço na rotina dos consumidores e na mídia, mas o cotidiano atarefado de algumas pessoas não permite prestar uma maior atenção à dieta.

E foi a partir dessa demanda que apareceu no mercado um nicho muito lucrativo: restaurantes que focam em oferecer uma alimentação completa, saudável e balanceada.

-

O Sebrae aponta um crescimento de 98% no setor de alimentação saudável no Brasil nos últimos anos, e isso se deve ao fato das pessoas não terem mais tempo ou energia para fazer um almoço ou jantar mais saudável, então elas podem recorrer a esse empreendimento.

-

Sua empresa de etiqueta metálica personalizada deve saber que as empresas de preparo de refeições saudáveis ganharam o mercado e se tornaram uma das principais ideias lucrativas.

Por esse motivo, vale a pena considerar abrir esse tipo de negócio, que conta com diversas ramificações. Você pode fazer marmitas congeladas para quem prefere comprar toda a comida da semana e deixar armazenada em casa.

-

Ou pode cozinhar para entregas, aproveitando o horário de almoço e do lanche. Ou ainda se especializar em categorias específicas, como um alimento em especial ou uma combinação deles.

A pandemia de COVID-19 contribui para esse sucesso, pois as pessoas passaram a pedir mais comida em casa, enquanto mantinham o confinamento e o distanciamento social.

-

Sua empresa de lembrancinhas deve saber da possibilidade de se cadastrar no iFood para parceiros, uma campanha para cadastrar o restaurante na plataforma e receber vantagens exclusivas.

A tendência é que o setor cresça ainda mais, traga bons resultados para os empreendedores e continue sendo um dos melhores negócios para 2023.

  1. Doces gourmet

Não é um simples docinho, é a versão gourmet deles que tem chamado atenção dos consumidores, e esse é outro nicho que vale a pena investir em 2023.

Um estudo da Fiocruz em parceria com Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrou que houve um aumento de 7% no consumo de doces durante a pandemia.

Isso fez com que essa modalidade, que investe em doces mais elaborados, com um preparo refinado, com mais ingredientes e maior composição, ganhasse destaque.

Como sua empresa de equipamentos de academia completo deve saber, o brigadeiro gourmet tem a receita igual ao original, mas possui caldas, recheios e outros diferenciais que atraem a atenção dos consumidores.

Então quem procura ideias sobre o que vender em 2023 pode investir em receitas que podem ser melhoradas de forma saborosa e criativa.

Como todos precisam se alimentar, o mercado de alimentos é um setor indispensável. E os doces gourmet são fáceis de fazer, possibilitando várias ideias inovadoras.

Essa é uma ideia de negócio que demanda um baixo investimento inicial, sendo que o que você precisa é do valor dos ingredientes para começar. O vendedor pode ampliar sua área de atuação de maneira profissional com os serviços de plataformas como o iFood.

Assim como uma empresa de serviços de consultoria empresarial, pouco a pouco é possível obter bons lucros, além de potencializar a produção de forma que você possa expandir o negócio.

  1. Hamburgueria

Como você pôde perceber neste artigo, os negócios mais populares são do setor alimentício.

Uma hamburgueria é uma boa ideia para investir, pois esses estabelecimentos oferecem um serviço mais personalizado e oferecem diferentes variedades de hambúrgueres.

Durante a pandemia, o setor apresentou uma leve queda, mas já voltou a se recuperar, especialmente devido à demanda do público.

Após as restrições da quarentena diminuírem, muitas pessoas aproveitaram para voltar a consumir esses produtos e ir para novos lugares.

Existem muitas pessoas que gostam de hambúrguer, então um lugar especializado no preparo desses alimentos é uma boa ideia para investir em 2023.

Assim como ocorre com uma empresa de filmagem com drone, é possível apostar em ramificações, como franquias, elaboração de um lanche específico ou um cardápio diferenciado.

Um negócio lucrativo é investir em alimentos gourmet, assim como falamos dos doces. Além disso, os sistemas de entregas podem auxiliar sua empresa a continuar na ativa.

  1. Mercado pet

Saindo das modalidades convencionais de negócios lucrativos, você pode apostar no mercado pet, um setor que vem apresentando um grande crescimento nos últimos meses.

Muitas pessoas consideram seus pets como filhos, buscando sempre o melhor serviço para eles.

Nesse cenário, a revista Forbes apontou que um dos maiores mercados nesse nicho é o Brasil. Você pode investir nesse mercado por meio de atividades como:

  • Passeios;
  • Banho e tosa;
  • Parques recreativos;
  • Venda de acessórios;
  • Creche.

Existem muitas opções relacionadas a esse mercado, todas elas com um grande potencial para ser um empreendimento de sucesso.

  1. Loja de roupas

Ainda tem gente que acha que abrir uma loja de roupas é coisa do passado e que esse tipo de negócio não é lucrativo em 2023, porém esse ponto de vista é incorreto, já que empreendimentos desse tipo nunca saíram do topo da lista de mais procurados.

O diferencial está na inovação do setor, pois é necessário que as lojas de roupas se mantenham dentro das tendências, assim como as ideias acompanham cada evolução.

Como uma empresa de software controle de estoque sabe, os consumidores costumam buscar lugares diferentes, com novos produtos, então é necessário levar em consideração as lojas de moda, com peças especializadas em alguma tendência que possa atrair clientes.

Também não podemos deixar de mencionar as empresas locais, como em bairros ou cidades menores, que não tenham um número muito grande de moradores.

Isso faz com que o seu empreendimento seja o principal ponto, onde as pessoas da região vão para comprar o que precisam, o que aumenta o seu lucro e faturamento no geral.

Não faltam ideias para montar uma loja de roupas que seja lucrativa e vantajosa para o empreendedor, então não hesite na hora de fazer um brainstorming e juntar ideias criativas para um novo negócio.

  1. Loja virtual

Ainda falando sobre o setor varejista, não podemos deixar de lado as lojas virtuais, que mais do que nunca são uma opção muito lucrativa para quem quer abrir um negócio em 2023.

O mercado eletrônico cresceu exponencialmente com o avanço da pandemia de COVID-19, abrindo novas portas para esse segmento.

Segundo um levantamento feito pelo blog do PagSeguro, o comércio digital faturou mais de US$ 4,28 trilhões no mundo todo apenas no ano de 2020, no auge da pandemia, o que levou a um crescimento de 27% em comparação com o ano anterior.

As lojas virtuais não são apenas negócios populares, mas também possuem um alto número de vendas, representando bons rendimentos. Também existe a possibilidade de criar uma loja virtual a partir de qualquer item que você queira comercializar.

Abrir esse tipo de loja não é nada complicado, muitas vezes estamos falando de apenas poucos cliques para abrir um site online ou fazer parte de um marketplace, seja de alguma rede social ou uma grande empresa.

Assim como o e-commerce de uma empresa de gravadora a laser para metal, sua loja virtual pode se tornar mais profissional com o auxílio simplificado de plataformas online que auxiliam no processo de montagem do negócio.

Alguns desses serviços são plataformas de criação de lojas virtuais simples de serem configuradas a partir da demanda do contratante.

Esse é um segmento que dá lucro, oferecendo uma série de possibilidades para quem quer montar o próprio negócio e vender na internet e ter um bom faturamento.

Considerações finais

Quem quer ter seu próprio negócio precisa empreender, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados para que o investimento seja bem-sucedido.

Um dos pontos mais importantes é considerar o mercado em que a empresa vai atuar, por isso é tão importante saber quais são os negócios mais lucrativos do momento.