Acabou de sair hoje (07/02) Ótima notícia para os aposentados: o INSS afirma que não suspenderá benefícios por falta de prova de vida
Saiu hoje nesta quarta-feira (7), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que não irá suspender os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração devido à falta de prova de vida presencial.
De acordo com o INSS, a demanda por atendimento nas agências foi motivada pelo envio de um comunicado pelo aplicativo “Meu INSS” e pela rede bancária para 2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro, cujos dados não foram validados durante a verificação de informações.
O instituto esclarece que o comunicado foi programado para informar aos aposentados e pensionistas que não foram encontrados nos registros, resultando na não confirmação da prova de vida.
Os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou a uma agência da Previdência. O próprio INSS fará busca ativa, dirigindo-se ao endereço cadastrado pelo segurado. Por isso, é fundamental manter os dados atualizados
INSS
O cruzamento de dados entre os beneficiários do INSS e as informações governamentais é essencial.
Prova de Vida para Aposentados
O INSS está convocando mais de 4,3 milhões de beneficiários para realizar a prova de vida anualmente.
Atualmente, a comprovação de vida dos beneficiários é realizada por meio da consulta a bancos de dados. O número de convocados refere-se àqueles que não puderam ser localizados nos registros do instituto.
A convocação mais recente abrange aqueles que nasceram em março, totalizando cerca de 1,2 milhão de pessoas.
A notificação é feita através do aplicativo “Meu INSS”, pela Central 135 e/ou via comunicação bancária informando que a prova de vida ainda não foi realizada.
Os segurados que receberem a notificação devem procurar o Meu INSS ou o banco responsável pelo pagamento do benefício para realizar a comprovação.
Caso não seja realizada a prova de vida, o pagamento do benefício poderá ser suspenso. Durante esse período, o segurado pode realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site Meu INSS, em agências bancárias ou dirigindo-se a uma unidade do INSS.
O que é aceito como comprovante?
- Acesso ao aplicativo Meu INSS ou a aplicativos com certificação e controle de acesso
- Atendimento em uma Agência da Previdência Social
- Recebimento do pagamento do benefício com biometria
- Realização de empréstimo consignado com biometria
- Atualização do Cadastro Único (CadÚnico)
Os segurados ainda têm a opção de realizar a prova de vida presencialmente em agências bancárias e unidades do INSS.
Mudanças em relação ao procedimento anterior
Anteriormente, a renovação de senhas (prova de vida) ocorria anualmente nas instituições financeiras pagadoras de benefícios. O procedimento era presencial, exigindo a apresentação de um documento de identificação com foto a um funcionário ou a realização por biometria nos terminais de autoatendimento.
Desde 2020, os segurados também têm a opção de realizar a prova de vida por biometria facial. O procedimento é feito por reconhecimento facial, utilizando a câmera do celular do cidadão através do aplicativo Meu INSS.