Gravataí com Programa Saúde na Hora

A Unidade de Saúde da Família (USF) Barro Vermelho estendeu o seu horário de funcionamento, iniciando o atendimento a partir das 7h. Agora, além do atendimento até as 22h, garantido pelo Programa Portas Abertas, a unidade conta também com o início do serviço mais cedo e sem fechar ao meio-dia. Com isso, os moradores da região e bairros próximos podem contar com assistência de saúde ampla e de fácil acesso em horários flexíveis. A ampliação nos horários de funcionamento se dá devido à unidade passar a estar inserida no Programa Saúde na Hora.

A USF Barro Vermelho está localizada no Loteamento Sagrada Família, 275, sendo uma importante referência de saúde para os moradores desta área do município. Com a iniciativa, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia os horários de atendimento para que mais pessoas tenham acesso a consultas e exames de rotina em horários flexíveis. Esta era uma demanda da comunidade local, que, anteriormente, se deslocava para área central quando necessitava de atendimento de atenção primária em horários alternativos. Durante o horário, serão realizados acolhimentos, atendimentos com médico e enfermeira, realização de curativos, verificação de sinais vitais, aplicação de medicamentos e vacinas, entre outros serviços.

A inclusão do programa na USF Barro Vermelho é um importante investimento nos atendimentos de atenção básica do município, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. O secretário da Saúde, Régis Fonseca, afirmou que a ampliação do programa para outras unidades é uma prioridade para a secretaria. “No nosso planejamento temos como meta a implantação do Programa Saúde na Hora em mais nove unidades de saúde da família, para garantirmos o acesso da população à saúde em horários estendidos, pois esta é uma prioridade do governo municipal.”

Desde a ampliação do horário de atendimento com o Programa Portas Abertas, a USF Barro Vermelho realiza, mensalmente, em média, cerca de 1.800 consultas, com médico e enfermeiro, e 3 mil procedimentos de enfermagem. Com a adesão do Programa Saúde na Hora, os atendimentos atingirão uma nova faixa de horário para a população. A unidade é a segunda no município a fazer parte deste programa que já está implantado na USF São Vicente.

Mais informações pelo telefone 3600-7680.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.