Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

10 Mil famílias já receberam Antenas Parabólicas Digitais, saiba como conseguir!

Já foram distribuídos gratuitamente kits para a recepção do sinal digital a cerca de 10 mil famílias de baixa renda, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de imagem e som para quem assiste TV.

-

Esses kits são disponibilizados às famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, substituindo as antigas antenas parabólicas convencionais (TVRO) nas áreas onde o serviço 5G está disponível.

Por que devo mudar minha antena?

-

A substituição se faz necessária devido à implementação da tecnologia 5G, que requer a desocupação da faixa de 3,5 GHz. Com essa medida, a transmissão via satélite de canais abertos de TV precisa mudar de faixa para evitar interferências do 5G, migrando da banda C para a banda Ku. Dessa forma, os beneficiários que dependem de antenas parabólicas convencionais devem instalar novos equipamentos para continuar desfrutando da programação gratuita.

Os equipamentos para recepção do sinal digital são mais avançados, proporcionando uma experiência de visualização aprimorada, com imagem mais nítida, som de melhor qualidade, maior tecnologia, mais opções de canais e programação regional.

-

Como consigo a Antenas Parabólicas Digitais?

-

Para ser elegível ao kit de recepção do sinal digital, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico e ainda utilizar antenas parabólicas convencionais. Aqueles que preenchem esses critérios devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site para confirmar sua elegibilidade para receber gratuitamente a instalação do novo kit de antena parabólica digital e agendar o serviço. Será necessário informar o número do CPF e NIS (Número de Inscrição Social). A distribuição dos kits é realizada diretamente nas residências dos beneficiários, incluindo a instalação.

Os usuários de antenas digitais externas ou internas, como a “espinha de peixe”, que já têm acesso à TV Digital, não precisam agendar a substituição. O mesmo se aplica aos assinantes de TV por assinatura.

-

Essa iniciativa é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e supervisionada pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Siga Antenado já começou a operar em 26 cidades com mais de 500 mil habitantes.