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5 dicas para aumentar o ticket médio da sua empresa

No setor de vendas e prestação de serviços, muito se discute sobre o que é o ticket médio e qual seu impacto nas ações de vendas.

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Essa ferramenta trabalha como um termômetro com o objetivo de medir a performance e a quantidade de vendas efetivadas naquele negócio.

Através do ticket médio que se é capaz de medir de forma mais precisa qual o desempenho de sua equipe. Acompanhe este artigo e entenda como essa ferramenta funciona, como calcular para a realidade de sua empresa e tenha acesso a dicas para aumentá-lo!

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Desvendando o ticket médio

Pode-se definir esta ferramenta de diferentes formas. Sua aplicação na prática consiste em medir o valor gasto por clientes em um período de tempo, porém este conceito pode ser aplicado de outras formas.

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Por exemplo, eles podem ser utilizados por empresas especializadas a fim de calcular qual o valor médio que cada cliente tem gasto em um setor.

Através dele também é possível ter acesso a outras informações, como quais os produtos que geram melhores resultados para a sua empresa, se aquele quadro de transferência automática que investiram como promessa de boas vendas está trazendo o resultado esperado.

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Permite saber qual a média total de vendas no seu negócio e principalmente saber quantos clientes consumiram seus produtos ou serviço em determinado período. Como em uma loja de material de construção, é possível identificar qual o ticket médio de cada setor.

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Logo, esta ferramenta permite que os gestores tenham conhecimento de quantas canaletas de PVC estão sendo vendidas no setor de elétrica juntamente com outros componentes para projetos elétricos.

Quanto maior for o ticket médio, melhor será o resultado dos lucros obtidos, quanto menor, indica que o faturamento não está sendo adequado.

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Vamos imaginar um negócio diferente dos rotineiros, como loja de roupas, utensílios domésticos ou mercados convencionais. Em um cenário industrial, uma fábrica de exaustores possui o valor médio de R$ 60,00 por peça.

Caso tenha o ticket médio definido em R$ 60,00, isso indica que os consumidores têm comprado um exaustor desta fábrica, se o ticket for de R$ 180,00, indica que foram vendidos 3 exaustores em cada compra.

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Já em uma empresa de prestação de serviços, como as que fazem prédio estrutura metálica, o cálculo seria por atendimento realizado.

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Isso quer dizer então que seria o faturamento dividido pelo número de atendimentos prestados em determinado período e assim seria indicado uma valor de ticket correspondente àquele período.

Este indicador é essencial pois fornece ao gestor de empresa diversas informações importantes sobre o negócio e performance das vendas. Possibilita que estratégias sejam criadas de modo mais assertivo com o intuito de atingir as metas estipuladas.

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É um excelente guia para compreender o comportamento de compra do consumidor e facilita o empreendedor a compor seu mix de produtos ou serviços.

Após um período utilizando desta ferramenta, pode-se imaginar novos cenários para a empresa, como a implantação de um novo serviço, como corte e dobra de aço para construção civil.

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Essa ferramenta também age como termômetro para medir os índices de satisfação dos clientes com a empresa.

Como calcular o valor do ticket médio?

Acontece através dos Indicadores-chave de Desempenho da empresa, ou KPI para a sigla em inglês de Key Performance Indicator, que são as métricas que sua empresa elege como essenciais para avaliar o processo de gestão.

Com esses indicadores é possível entender diferentes panoramas, entre eles a média geral entre todos os produtos, ou seja, compreender qual é o valor médio dos produtos da empresa com a possibilidade de ser subdividida em setor e item.

Para calcular o valor do ticket, é necessário ter acesso ao faturamento geral e a quantidade de produtos vendidos em determinado período de tempo e dividir o faturamento pelo número de itens.

Para comparações mensais e assertivas, procure realizar esse cálculo todos os meses, criando um histórico e compreendendo o fluxo da empresa, o volume de vendas, se houveram melhoras ou não e entender o impacto do ticket médio.

Ilustrando a seguir, uma empresa de isolamento acústico home studio faturou no último mês o valor de R$ 300 mil e o número de atendimentos realizados foi de 1.000 durante esse tempo.

Para calcular o ticket deste período, divide-se o faturamento de 300 mil pelo número de atendimentos realizados, que neste caso foram 1.000, logo o ticket médio dessa empresa no último mês foi de R$ 300.

Um empreendimento que vende encoder magnético faturou na última quinzena o valor de R$ 15 mil e seu número de vendas foi de 300 nesse período. Logo, o valor do ticket médio desse negócio fica em R$ 50.

Mas isso é bom ou ruim? Depende somente da projeção de vendas ou de atendimentos estabelecidos pela empresa, seja mensal, trimestral, semestral ou anual.

Portanto, o ticket deverá variar conforme as metas estipuladas pela empresa, sendo cada uma adequada para a realidade onde está inserida.

Métodos para aumentar seu ticket médio

Pensando no futuro próximo, e se o ticket médio de sua empresa pudesse ser 30% maior daqui um semestre?

Pode-se imaginar que este crescimento geraria maior investimentos em mão de obra, em matéria-prima, aumento da lucratividade, ou seja, todos os elos da empresa, e cada funcionário seria contemplado com o crescimento do negócio.

A grande busca pelo aumento do ticket médio é por empreendedores que buscam crescimento financeiro de forma saudável e assertiva. Para ajudar nesta jornada, preparamos cinco dicas que podem te ajudar a alcançar este objetivo.

  • Atraia o seu público-alvo;
  • Tenha um mix variado de produtos;
  • Oferte descontos estratégicos;
  • Aposte nas vendas para empresas.

Através do direcionamento dos produtos e das comunicações de sua empresa para seu público-alvo é possível impulsionar as vendas para aumentar o ticket médio, poupando que seu setor de marketing aplique verbas em locais em que não terão tantos resultados.

O direcionamento incorreto do marketing de sua empresa gera perdas de possíveis negócios. De uma maneira simples, seria como realizar propagandas de automação pneumática em feiras de gestantes.

Haveria chances de vendas? Talvez, porém não seriam tão assertivas como se a comunicação estivesse na área correta, como numa feira de tecnologia ou uma feira de carros, por exemplo.

Possua um mix variado de produtos, através desta ação se incentiva o aumento do ticket médio de uma empresa. Apresente mais de uma solução para o consumidor, pois quanto maiores as opções, maiores as chances de venda.

É importante pontuar que ter mais opções de produtos não irá fazer com que as vendas aumentem se não houver capacitação da equipe para ofertar mais opções a seus clientes. Treinar a equipe de vendas de forma correta é assegurar um número maior de vendas.

Outro fator que pode trazer o aumento do ticket médio são as compras realizadas por impulso.

Ter mais de uma opção para a solução de uma questão poderá fazer com que o consumidor leve mais de uma opção para testar qual irá se adequar à sua necessidade naquele momento.

Através de descontos estratégicos será possível aumentar o seu ticket e aumentar o número de consumidores do empreendimento, já que as pessoas costumam informar aos familiares e amigos quando existem promoções em lojas, mercados e restaurantes.

Lembre-se que a empresa jamais deverá prometer algo que não poderá executar depois. Isso faz com que o consumidor sinta-se enganado, e esse tipo de imagem não faz bem para uma marca.

Conheça empresas que podem fazer parte da sua cartela de clientesa. O período após a pandemia não gerou oportunidades somente para o comércio tradicional, que são as vendas para pessoas físicas, mas trouxe a necessidade de processos cada vez mais dinâmicos.

Com o intuito de atender a alta demanda dos consumidores, vendas realizadas de pessoas jurídicas para pessoas jurídicas, o conhecido business to business (B2B) teve um aumento significativo, afinal, sem fornecedores é difícil uma empresa manter-se no mercado.

Outro ponto importante é tornar a empresa digital, já que empresas com atendimento online, com catálogos e orçamentos facilitados são bem destacadas na internet. A competitividade online está aumentando cada vez mais, então considere incluir seu negócio neste meio.

Uma das estratégias de marketing que funcionam desde sempre são as indicações, o famoso boca a boca, e hoje podemos alinhar essa estratégia com o mundo digital.

Ao indicar um produto para outra pessoa, no mesmo instante é possível mostrar como ele é e onde comprar.

O avanço digital e o aumento de pessoas com acesso à internet e a celulares permite que sua empresa alcance novos pontos estratégicos e consequentemente novos clientes.

Dessa maneira, é possível alcançar novos clientes, gerando aumento na visibilidade e no principal, o ticket médio da empresa. Analise o que sua empresa pode aceitar como mudança, busque caminhos para a implantação e capacite sua equipe para o futuro.