Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

O que é a Indústria 4.0 e quais são algumas tendências futuras?

O conceito da Indústria 4.0 está tomando um grande espaço dentro do mercado e isso não é para menos, visto que se trata de um mercado que está crescendo cada dia mais e trazendo diversos benefícios para a vida dos trabalhadores.

-

Quando falamos do mercado industrial, falamos de um dos maiores do Brasil e do mundo, pois são deles que saem os produtos que vão para as grandes lojas e, dessas lojas, vão diretamente para nossas mãos e casas.

Antigamente os processos dentro de uma indústria eram realizados pelos diversos trabalhadores, que gastavam horas e horas do seu dia em um serviço braçal e muitas vezes muito cansativo para o corpo.

-

Felizmente, com o passar do tempo podemos nos beneficiar das inovações e mudanças trazidas pelos avanços da tecnologia, que mudou por completo a vida de milhares de pessoas e empresas pelo mundo.

Assim como hoje podemos contar com um ótimo serviço de desenvolvimento de software automação comercial para as marcas, as indústrias também puderam se beneficiar desses avanços.

-

Sabemos bem que a tecnologia evoluiu e muito nos últimos anos, e com uma velocidade surpreendente. Se imaginávamos que era impossível um robô fazer algo no lugar dos seres humanos, hoje vemos que isso não é só uma ideia, mas uma realidade.

-

Para quem já achava a internet o maior avanço da tecnologia, se surpreendeu com a chegada de conceitos como inteligência artificial e a internet das coisas, que permitem a automação de diversos processos.

E quando falamos da automação desses processos, nos referimos ao ato de deixar que robôs façam determinados processos pelos seres humanos, enquanto eles focam em outras decisões e setores, isso dentro de uma indústria, por exemplo.

-

Hoje as indústrias, além de poderem contar com um ótimo software para gestão de franquias, também podem contar com robôs que fazem determinados processos dentro da rotina de trabalho.

E é justamente dentro dessa ideia e conceito que a indústria 4.0 nasceu e tem se tornando a pioneira no assunto dentro do âmbito industrial, e hoje iremos conhecer a fundo essa inovação e todo o seu impacto no Brasil e no mundo.

-

Entenda o que é o conceito da indústria 4.0

-

O conceito da indústria 4.0 nada mais é do que a junção dos processo industrias com os avanços da tecnologia, tudo isso para trazer mais otimização aos processos e facilidade para a rotina dos operários.

Sabemos bem que a rotina de quem trabalha em uma indústria está longe de ser simples, muitas vezes é preciso gastar horas de trabalho e muito esforço físico para finalizar algum processo ou projeto.

-

Por isso, contar com a tecnologia é uma maneira de mudar essa rotina para melhor, seja através da inclusão de robôs que realizem determinados serviços ou de um software de sistema industrial que organize a rotina de trabalho dos funcionários.

O fato é que a tecnologia trouxe avanços e melhoras para diversas áreas do mundo, desde a saúde até mesmo o marketing e o empreendedorismo. Uma área tão importante como a indústria não poderia ficar de fora disso.

-

Sendo assim, entendemos que o conceito da indústria 4.0 surgiu como uma nova era para esse segmento, provando que a tecnologia também é uma forma de facilitar os processos e ajudar na melhora da rotina dos profissionais dessa área.

-

As principais tecnologias da indústria 4.0

Agora que você entende sobre o que se trata o conceito da indústria 4.0, chegou o momento de conferir algumas das tecnologias que foram e estão sendo aplicadas nesse mercado. Confira abaixo algumas das principais:

Inteligência Artificial

A inteligência artificial, também conhecida como IA, não é uma novidade para quem acompanha as inovações da tecnologia e é muito usada em processos que vão desde a configuração de roteador até mesmo a criação de sistemas de atendimento ao cliente.

Ela se baseia na construção de uma inteligência que absorve processos padrões que são destinados a ela e os realiza de maneira prática, rápida e otimizada, trazendo mais resultados em menos tempo para as empresas.

Dentro do setor industrial, podemos ver a IA sendo alocada na criação de robôs que realizam processo braçais no milagres dos funcionários, poupando o físico dessas pessoas e agilizando esses processos.

IoT

A sigla IoT significa Internet of Things, que traduzido para o português podemos entender como Internet das Coisas. Ele nada mais é do que um conceito de automação, onde a pessoa consegue controlar o que determinada tecnologia faz.

Por exemplo, dentro de uma indústria, o IoT é usado para que os funcionários consigam dar ordens a uma inteligência artificial, que responde ao pedido da pessoa e traz mais automação industrial aos processos do espaço.

Você provavelmente já deve ter visto pessoas que, dentro de suas próprias casas, dão ordens simples para a inteligência aplicada no ambiente, como apagar a luz ou ligar a televisão, e ela assim faz. Isso é o IoT e como ele funciona também no meio industrial.

Big Data

Há quem diga que vivemos na era dos dados, ou seja, a todo momento milhares de dados são próximos na internet e precisam ser devidamente cuidados e tratados para que não caiam nas mãos de pessoas erradas.

Dentro de uma indústria, milhares de dados estão armazenados nos sistemas da empresa e que precisam ser organizados e tratados para a melhor tomada de decisões e cuidado com as informações de clientes.

O Big Data surge como uma tecnologia voltada para o cuidado e tratamento de dados, assim como um controle de acesso para empresas, que permite apenas pessoas autorizadas a entrarem dentro do sistema e verem dados importantes sobre a empresa.

Esses são apenas alguns dos diversos avanços da tecnologia dentro do setor industrial e que formam o conceito da indústria 4.0, mudando por completo a relação das pessoas com os processos desse mercado.

Os desafios e benefícios da indústria 4.0 no Brasil

Mas é claro que esse mercado não é apenas um mar de rosas, existem muitos desafios para que ele seja implementado dentro da indústrias, ainda mais no Brasil, que ainda é um país relutante na implantação de tecnologias.

O primeiro grande desafio da indústria 4.0 no país é o investimento, visto que para implementar tecnologias nesse conceito é preciso desembolsar uma boa quantia em dinheiro que o país não possui ou os governantes acham que isso não é importante.

Mesmo já contando com uma empresa de impressora 3D em alguns lugares do país, o que é um grande avanço para tecnologia industrial do Brasil, ainda há muito para ser investido em prol da aplicação desse conceito.

Sem contar com a dificuldade de adaptação dos funcionários às tecnologias, visto que muitos desse setor são pessoas mais velhas e que nem sempre conseguem entender o que precisa ser feito em meio a tantas novidades.

Esses desafios operam diretamente na aplicação benéfica e na implementação do conceito da indústria 4.0 de maneira otimizada e efetiva. Por outro lado, ele também traz inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da capacidade produtiva de pequenas e médias empresas;
  • Impacto na produção com ferramentas de baixo custo;
  • Monitoramento de todo o trabalho de produção em tempo real;
  • Gestão para manutenção preditiva, preventiva e corretiva de equipamentos;
  • Otimização de processos industriais e do tempo de trabalho;
  • Inclusão de novos conceitos dentro da indústria.

Assim como tudo na vida, o conceito da indústria 4.0 precisa do devido cuidado para o equilíbrio de seus lados positivos e negativos, mas que quando ponderados da maneira correta, tendem a trazer ainda mais benefícios para o mercado.

Os impactos e as tendências da indústria 4.0 no Brasil

Com o processo de digitalização de arquivos, se tornou ainda mais simples recorrer a documentos que nos tragam dados que comprovem os impactos de conceitos como a indústria 4.0 no país.

Um deles é o impacto direto ao PIB brasileiro, que pode aumentar em aproximadamente US$39 bilhões até 2030. Sem contar a estimativa que até 2025 os processos relacionados a esse conceito poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%.

Além disso, a indústria 4.0 ainda pode reduzir o consumo de energia de todo o país entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%, trazendo benefícios para todos os cidadãos brasileiros.

As tendências desse conceito para o país abrangem principalmente os fabricantes de automóveis, que poderão contar com a tecnologia na montagem de veículos individualmente, diferente do que acontece no processo de produção atual.

Como se não fosse o bastante, o conceito ainda irá permitir testes de produtos antes que eles cheguem à produção. Com isso, o setor industrial reduz seus gastos, pois as máquinas passarão a monitorar o seu próprio desempenho e vida útil.

Dessa forma, entendemos que o conceito da indústria 4.0 chegou para mudar completamente a maneira de se produzir no Brasil e no mundo, trazendo tendências e mudanças que poderão beneficiar a todos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.