Com o intuito de combater uma série de golpes que têm ocorrido recentemente, o banco digital Nubank lançou uma ferramenta denominada “Alô Protegido”.
O que está acontecendo com o Nubank?
Essa ferramenta tem a capacidade de identificar e bloquear chamadas suspeitas que se passam pela central de atendimento do banco, mas que, na realidade, são fraudes.
Isso se deve ao fato de que clientes do Nubank e de outros bancos digitais têm sido alvos de ligações fraudulentas, as quais usam o nome do banco para ludibriar as vítimas e perpetrar golpes de diversas naturezas. Essas ligações têm se tornado cada vez mais comuns nos últimos tempos, inclusive entre pessoas que não são correntistas do Nubank.
Protegendo-se de golpes relacionados ao Nubank
O “Alô Protegido” foi lançado pelo Nubank com o propósito de servir como uma barreira automática contra números suspeitos. Isso porque, frequentemente, os golpistas utilizam o número do banco para ocultar a origem da ligação. Para ativar essa ferramenta no aplicativo Nubank, basta seguir estas etapas:
- Acesse sua conta no aplicativo Nubank (disponível para Android e iOS) e clique no ícone de perfil, localizado no canto superior esquerdo da tela;
- Vá para o menu “Segurança” e procure pela opção “Alô Protegido”;
- Ative a opção e, em seguida, clique em “Permitir”. Isso concederá permissão para o gerenciamento de chamadas pelo próprio aplicativo;
- Por fim, confirme seu número e valide a proteção.
Recomendações do Banco Central para evitar golpes
Além do novo recurso do Nubank, o Banco Central tem fornecido algumas orientações para a população evitar cair em golpes. As principais são:
- Desconfiar de ligações de pessoas que afirmam trabalhar para o banco e solicitam acesso ao aplicativo instalado em seu smartphone para realizar procedimentos de segurança;
- Não responder a e-mails, nem clicar em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagem, que geralmente tratam de suspeitas de compras ou instruções de segurança;
- Se receber uma ligação desse tipo, não executar nenhum procedimento solicitado pelo suposto atendente. É importante entrar em contato com seu gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.
Com essa nova ferramenta, o Nubank almeja reduzir o número de golpes envolvendo sua marca e proteger seus clientes.