Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

Empréstimo pessoal é uma boa ideia? Saiba mais!

A busca por um empréstimo pessoal é algo que pode mover muitos indivíduos em momentos chave, tal como o desejo de abrir um negócio próprio ou até mesmo para lidar com uma emergência em sua vida, onde a solução está em um resgate rápido de recursos.

-

Por outro lado, a busca por esse tipo de auxílio financeiro é também incentivado de forma constante por diversas instituições financeiras, seja através de comerciais na TV, anúncios em revistas e redes sociais, assim como aquelas mensagens enviadas para o seu celular.

Essa abordagem frequente faz até mesmo com que as pessoas possam sentir uma certa desconfiança sobre essa ação de realizar um empréstimo financeiro, mesmo que nesse tipo de atividade possa existir até mesmo a solução para problemas a serem solucionados.

-

Um exemplo disso pode estar no processo de reestruturação de uma companhia, recorrendo aos serviços de empresas de automação industrial para otimizar o seu nível de produção, obtendo assim uma melhor performance dentro do seu segmento comercial.

-

O problema é que esse tipo de atualização exige todo um investimento financeiro que muitas vezes um negócio não possui disponível em seu caixa. Ficar de olhos fechados para isso pode impedir até que uma empresa consiga crescer dentro do seu segmento.

A resposta para trabalhar com essa reforma o mais rápido possível pode ser com a ajuda de um empréstimo, sendo esse um dinheiro a ser acessado rapidamente não com o desejo de gastá-lo, mas sim de investi-lo em seu negócio, aprimorando assim os seus serviços.

-

Tal investimento pode ser destinado também a outras ações positivas, como o aluguel de tendas para eventos, de forma a criar uma melhor cerimônia de divulgação de um novo produto no mercado, assim como uma aplicação pessoal, como investir em seus estudos.

Com tamanhos pontos positivos pode ser fácil pensar na realização de um empréstimo como solução para todos os seus problemas, ao mesmo tempo que existem sim tópicos negativos que devem ser considerados antes de realizar esse tipo de ação financeira.

-

Frente a tudo isso é importante fazer a si mesmo um certo questionamento.

-

Afinal, é válido recorrer a um empréstimo?

Esse é um tipo de pergunta que algo deve fazer antes de realizar um empréstimo, no entanto, o mesmo deve ser feito também por aqueles que eliminam essa possibilidade sem sequer pensar no assunto, evitando assim o acesso a oportunidades que poderiam surgir.

-

A primeira coisa a ser considerada é justamente sobre onde esse valor de empréstimo será utilizado, seja para algo urgente, planejado, pessoal ou que envolva um projeto gerenciado também por outros indivíduos. Tudo deve ser devidamente analisado com certa atenção.

Ao invés de falar especificamente sobre os pontos positivos e negativos associados a esse tipo de empréstimo, é mais importante colocar em destaque quais são os pontos que podem modificar o impacto desse tipo de aplicação financeira em sua vida, tendo atenção a:

-

  • Tempo de pagamento das parcelas;
  • Juros a serem aplicados;
  • Histórico da instituição financeira;
  • Valor da multa em caso de atraso.

Todos esses são pontos que podem tornar um empréstimo tanto em algo positivo como negativo em relação aos planos futuros de um indivíduo. Ajuda essa pessoa a abrir uma fábrica de transformador ou então colocando uma grande dívida em suas costas.

-

Ao refletir de forma atenciosa a cada um dos pontos citados um indivíduo pode ter uma consideração melhor sobre a decisão de recorrer ou não a um empréstimo, existindo momentos específicos nos quais esse tipo de resolução pode sim ser de grande valor.

-

Quando devo recorrer a um empréstimo?

Existem situações onde a realização de um empréstimo pode se destacar como a melhor atitude a ser tomada por uma pessoa, com esse prático acesso a recursos financeiros tornando possível dar vida até mesmo a alguns sonhos seus de forma particular.

Entre os momentos aos quais pode ser considerado realizar esse tipo de auxílio financeiro é válido destacar:

Abertura de um negócio

Abrir um negócio próprio é um sonho de muitos, mas poucos são aqueles que possuem a renda necessária para esse tipo de investimento e o acúmulo de capital pode ser algo difícil, já que a cada ano o dinheiro guardado pode ir perdendo o seu valor.

Para evitar isso recorrer a um empréstimo pessoal pode ser a melhor solução, para assim dar início ao seu projeto de locação de guindaste e com os lucros obtidos ir aos poucos pagando pelo valor total do empréstimo realizado.

Atingir um capital de forma rápida

Além desse desejo de abrir um negócio, podem existir outros projetos que envolvam o acesso rápido a um certo capital, com o empréstimo podendo ser a melhor solução até para a compra de algo, ao invés de passar anos juntando o dinheiro necessário.

Uma estratégia que leva em conta também a questão do aumento de preços, onde adquirir um patrimônio no cenário atual pode ser muito mais em conta do que partir para uma aquisição que só poderá ser feita posteriormente, com todo esse alto valor em caixa.

Projetos de financiamento

Em relação a essa compra de um patrimônio é válido destacar os projetos de financiamento, que podem tornar mais fácil a compra de um carro ou até de um novo imóvel para ser usado como sede de um projeto de expansão de uma caldeiraria industrial.

No caso da sua casa própria, é possível substituir os gastos mensais com o aluguel de um apartamento pelo financiamento de uma residência, garantindo assim com que ela seja sua depois de um certo número de parcelas pagas, diferente do que ocorre em uma locação.

Situações de emergência

Os casos citados são situações onde é possível analisar os pontos positivos e negativos e assim chegar a conclusão se um empréstimo pode ser a melhor decisão a ser tomada. Por outro lado, podem existir casos emergenciais onde essa atividade pode ser a saída.

Em relação a isso é possível destacar problemas de saúde, emergências familiares ou até mesmo a necessidade de comprar por um novo motor hidráulico para sua fábrica, após o seu quebrar de forma inesperada, atrasando toda a produção dessa companhia.

O acesso rápido a um valor financeiro de destaque pode transformar o empréstimo pessoal na melhor saída a ser tomada. Entretanto, antes de tomar esse tipo de decisão é importante não ignorar alguns problemas que podem partir disso.

Quando eu devo evitar um empréstimo?

Nem sempre um empréstimo pode ser a solução para tudo, na verdade, se mal administrada, essa decisão pode acabar não só resolvendo suas questões como pode atrapalhar ainda mais a sua vida, o que faz com que seja importante pensar bem antes.

Entre os pontos que destacam a relevância de analisar a fundo as características de um empréstimo é válido olhar para o nível do seu orçamento, sendo indicado que essas prestações não ultrapassem o limite de 30% da sua renda mensal.

Junto a isso é indicado olhar para o percentual de juros, verificando se ele não está mais alto que outras opções disponíveis, além de evitar compras que sejam desnecessárias, não sendo recomendado um empréstimo para adquirir um novo modelo de celular, por exemplo.

A única exceção fica se esse dispositivo for de fato importante para o seu trabalho, na posição de um jornalista ou fotógrafo, assim como uma torre de resfriamento industrial deve ser adquirida para evitar o aquecimento das máquinas de uma corporação. 

Os casos citados estão longe de serem fúteis, existindo um valor claro por trás da realização desse empréstimo. E após tomar esse tipo de decisão o próximo passo é saber qual o tipo de aplicação a ser tomada.

Os modelos disponíveis de empréstimo

Ao recorrer a um empréstimo pessoal uma pessoa pode ser surpreendida pela alta quantidade disponível de modelos de aplicação, sendo possível destacar os mais populares, como:

Empréstimo pessoal

O mais tradicional, esse modelo conta a liberação de um valor ao nome de uma pessoa, de acordo com o nível de parcelas definidas, permitindo a compra de algo ou o investimento em um negócio de montagem de estruturas metálicas.

Empréstimo pessoal com garantias

Segue o mesmo modelo empréstimo, a única diferença é que ele pode fornecer valores maiores, contando que um indivíduo coloque algum patrimônio como garantia, servindo assim como uma segurança caso essa dívida não possa ser quitada.

Empréstimo consignado

Tal modalidade é a mais oferecida aos idosos e pensionistas do INSS, já que permite a retirada do valor diretamente do seu auxílio mensal, evitando a necessidade da própria pessoa realizar esse pagamento todos os meses, como em um modelo comum.

Cheque especial

Esse é o empréstimo automático que pode estar disponível em seu cartão de crédito ou débito, quando alguém faz uma compra acima do seu limite, com tal aquisição sendo permitida através do uso de uma taxa financeira a ser disponibilizada pelo seu banco.

Frente a tudo isso é possível dizer que existem diversas versões de empréstimos, assim como motivos para realizá-lo ou não. Tudo depende das considerações a serem feitas, para que o empréstimo seja uma solução e não um novo problema.