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Descubra qual a função de um gerente comercial

O gerente comercial possui um papel muito importante nas operações de vendas de uma empresa, uma vez que ele é responsável por muitos fatores relacionados ao controle e administração de operações do negócio.

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Isso acontece porque, desde a venda de um equipamento contra incêndio a um conjunto de roupas, as funções de um gerente comercial se dividem, entre três principais funções, envolvendo a gestão de pessoas e a construção e implantação de ações de vendas.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre qual é a função de um gerente comercial, o que é preciso para assumir esse cargo e muitos outros fatores relacionados a essa profissão.

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O que é um gerente comercial?

O gerente comercial, também conhecido como o gerente de vendas, é basicamente o profissional que é responsável pela gestão das atividades de vendas de uma empresa e também pela coordenação das equipes comerciais que a compõem.

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Dessa forma, o gerente comercial possui a função de contratar e capacitar o seu time de vendas, avaliando o desempenho de seus profissionais e de todo o setor com o intuito de impactar positivamente nos resultados finais da organização.

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Por exemplo, se uma empresa comercializa tubos e conexões galvanizadas, o gerente comercial é responsável por coordenar a equipe de vendas a fim de alcançar ótimos resultados e aplicar estratégias de vendas que ajudem a maximizar a comercialização.

Esse profissional também é responsável por estabelecer as metas do departamento e, junto com a sua equipe de profissionais, contribuir assim com as ideias e soluções que auxiliem a atingir esses objetivos.

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Com isso, pode-se perceber que o gerente de vendas deve atuar na liderança dos times, orientando e treinando as equipes para que elas consigam aplicar as melhores técnicas de vendas, atingindo assim excelentes resultados.

Por exemplo, para efetuar a venda de gerador de energia, são necessários muitos fatores envolvidos, onde a equipe de vendas deve estar bem preparada e engajada, deve existir uma estrutura sólida de estratégias e entre muitos outros elementos.

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Dessa forma, o profissional deve efetuar pesquisas de mercado, cuidar do relacionamento com os clientes e entre muitas funções relacionadas às vendas de produtos ou serviços de uma empresa.

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Além disso, o gerente comercial também possui um papel muito importante no planejamento da empresa e precisa compreender muito bem o mercado em que atua.

Todavia, as responsabilidades desse profissional podem variar a depender da empresa em que ele atua, mas, normalmente, dentre as principais responsabilidades desse profissional, podem-se citar:

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  • Contratar os membros da equipe de vendas;
  • Treinar e orientar os vendedores;
  • Supervisionar a estratégia de vendas;
  • Colaborar com os outros setores da empresa.

Essas são as principais funções de um gerente comercial dentro de uma empresa, sendo muito importante para o seu resultado final e lucro de toda a organização.

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Contratar os membros da equipe de vendas

A contratação da equipe de vendas de uma instituição é uma grande responsabilidade do gerente comercial, além de manter o time engajado.

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Para que isso aconteça, o profissional deve definir um perfil de contratação, realizar entrevistas e passar por algumas etapas para encontrar os candidatos que possuam as habilidades necessárias para o emprego.

Por exemplo, para efetuar a venda de um poliguindaste duplo, o vendedor precisa conhecer o produto, possuir uma boa oratória e entre muitas outras características que ajudem a se relacionar melhor com o consumidor.

Treinar e orientar os vendedores

Outro fator muito importante que é de responsabilidade do gerente comercial é o treinamento e a orientação da sua equipe de vendas.

Dessa forma, esse profissional precisa entregar aos membros de sua equipe todos os recursos que são necessários para fechar os negócios com seus potenciais clientes.

Por exemplo, uma empresa de engenharia elétrica possui uma determinada forma de abordar o cliente, interagir com ele e o caminhar para o processo de vendas em sua jornada de compra.

Para que isso aconteça, é muito importante treinar todos os vendedores, tanto os que já fazem parte do time há algum tempo quanto os novos integrantes.

Com isso, eles devem estar a par a respeito dos produtos, serviços, processos de venda e as demais técnicas que são utilizadas na empresa.

Existe também a possibilidade de efetuar treinamentos periódicos, além de engajar a sua equipe de vendas a sempre se aprimorar, buscando assim conhecimentos sobre as novas técnicas de vendas.

Essa é, inclusive, uma ótima forma de manter as habilidades de vendas da sua equipe bem afiadas e sempre pronta para novos desafios.

Além disso, o gerente comercial também deve agendar reuniões individuais com os vendedores com o intuito de avaliar o desempenho do vendedor e o auxiliar dentro da empresa.

Supervisionar a estratégia de vendas

O gerente comercial também é responsável por supervisionar a estratégia de vendas, onde é necessário criar processos de vendas utilizando as melhores práticas, com a finalidade de que o time todo possa seguir com o planejamento.

Para que isso aconteça, o profissional deve definir o mercado-alvo e assim estabelecer metas de vendas e de propostas que são enviadas para a equipe atingir.

Por exemplo, se em uma empresa de construção civil existe a meta de efetuar um determinado número de projetos, incluindo o seu tempo de construção, limpeza pós-obra e entre outros fatores, a equipe de vendas deve atingir a meta de projetos fechados por mês.

O gerente também é responsável por mapear os processos de compra do cliente, e com isso determinar quais são os canais que a equipe deve utilizar para fechar negócios.

Por exemplo, se existe uma grande quantidade de usuários que entram em contato com o negócio através de pesquisas no Google, como “aluguel de munck preço”, a abordagem do vendedor deve ser primeiramente informativa, auxiliando o cliente.

Dessa forma, análises, treinamentos e também um grande entendimento das táticas de vendas são fundamentais para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Colaborar com os outros setores da empresa

Por fim, mas não menos importante, o gerente comercial também é responsável por realizar a comunicação e colaborar com os diversos setores da empresa a fim de obter um ótimo resultado para a organização em conjunto com os demais departamentos.

Assim, o profissional deve atuar de maneira a se alinhar com as diversas áreas da organização que também estão ligadas com o cliente, como o setor de marketing e customer success.

Esse processo é fundamental para manter os negócios em andamento no funil de vendas, onde esse é o processo que identifica a etapa na jornada de compra que o consumidor se encontra.

Por exemplo, se ele está no primeiro contato, encontrando a loja com uma rápida pesquisa no Google, como “capela de exaustão de gases preço”, como já mencionado, a interação deve ser quase que exclusivamente informativa.

Entretanto, caso o cliente já conheça a marca e esteja pronto para adquirir o produto, a interação deve ser mais assertiva, indicando os preços, promoções, ofertas e entre muitos outros elementos.

Dessa forma, junto ao marketing, esse setor pode auxiliar a criar materiais de divulgação, desenvolver o público-alvo, criar campanhas e entre outros. Já o setor de vendas pode ajudar a equipe de marketing a compreender melhor o cliente.

Quanto ganha um gerente comercial?

O valor que um gerente comercial recebe varia muito, a depender do porte da empresa em que o profissional atua, a região em que a empresa está e também o nível de experiência do funcionário.

Todavia, segundo o site de vagas, a média salarial desse profissional é de cerca de R$ 4.709,00, uma vez que um gerente comercial que acabou de entrar no mercado pode receber em média R$ 3.100,00 e um profissional experiente pode ganhar até R$ 7.083,00.

O que é necessário para ser um gerente comercial?

Existem muitos fatores que são essenciais em um gerente comercial, onde esse profissional normalmente possui uma graduação em administração ou áreas relacionadas, como gestão comercial.

Além disso, normalmente se chega a esse cargo de forma gradual, onde se começa como um vendedor e aos poucos vai subindo na organização.

Entretanto, dentre as principais habilidades que um gerente comercial deve possuir, podem-se citar:

  • Forte capacidade de gestão e organização;
  • Ótima experiência em gerenciamento de projetos;
  • Negociação;
  • Conhecimento aprofundado do setor;
  • Ser decisivo e ter astúcia mercantil;
  • Possuir habilidades numéricas;
  • Ter atenção aos detalhes;
  • Possuir a capacidade de multitarefas;
  • Excelentes habilidades de comunicação.

Essas são as principais habilidades que o profissional deve ter para assumir o cargo de gerente comercial em uma organização.

Além disso, ele também deve possuir uma excelente capacidade de liderar, ter um pensamento estratégico, habilidades organizacionais, empatia e entre outras características que auxiliem em sua função.

Como você pode perceber, a função de um gerente comercial dentro de uma empresa é muito relevante, uma vez que impacta diretamente no resultado final do negócio.

Por esse motivo, é muito importante encontrar profissionais qualificados, não apenas de conhecimento, como também em sua capacidade de interação, observação e entre muitos outros aspectos, para assim obter um ótimo desempenho em sua organização.