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Entenda como encontrar seus clientes

Independentemente do tipo de negócio que você possui, certamente aumentar a base de clientes é um passo importante para alcançar o crescimento.

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Mas como você pode fazer isso de forma sustentável e funcional? Ou seja, como você pode aumentar a lucratividade real da sua empresa sem sacrificar mais tempo e custos altos?

A resposta para todas essas perguntas está em encontrar os clientes e atraí-los da forma correta e estratégica. Ou seja, é atrair exatamente na fonte onde os clientes reais compradores que podem encontrar a solução oferecida pela sua empresa.

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Por exemplo, se você tem uma empresa de serviços de banheiro químico de polietileno, os clientes são outras empresas que fazem eventos em espaços abertos e que precisam instalar esses banheiros.

Ou seja, nesse exemplo a empresa não encontrará clientes no segmento B2C (negócios entre empresa e consumidor final), isso porque, de forma bem óbvia, não é um consumidor comum que procura por instalação de banheiro químico, e sim outras empresas.

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Com base nesse exemplo, já fica fácil entender o porquê é importante saber onde encontrar os clientes e como fazer isso de forma estratégica.

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Foi pensando nisso que produzimos este artigo, com todas as diretrizes específicas para você encontrar seus clientes e aumentar as vendas aplicando as estratégias corretas e adequadas. Confira:

A importância da pesquisa de mercado

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Antes de mais nada, é preciso entender que o aumento da base de clientes deve ser sustentado por pesquisas de mercado e avaliação de indicadores. Afinal, não bastam várias visitas ao seu site ou e-commerce se não se converterem em vendas, não é mesmo?

Portanto, sua base de clientes deve ser composta por clientes em potencial, e não por visitantes curiosos que caem de paraquedas na sua página de vendas de argamassa para porcelanato, por exemplo.

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É por isso que é de suma importância aplicar estratégias bem definidas e claras para encontrar os clientes certos do seu negócio. A questão é: como encontrá-los? Onde podem estar os clientes em potencial que compram da sua empresa?

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Exatamente isso que vamos descobrir nos tópicos seguintes. Confira!

Geração de leads é a melhor estratégia

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Para entender como encontrar clientes para o seu negócio de locação de guindaste, ou qualquer outro tipo de negócio, é importante esclarecer alguns termos técnicos, como lead.

Entender o que significa ser um lead é muito simples. Basicamente, eles são consumidores que se encaixam no público-alvo da sua empresa, mas ainda não são clientes reais dela apenas por falta de oportunidade.

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Por exemplo, imagine uma empresa de limpeza pós-obra que possui uma base de visitantes considerável. Boa parte dessas visitas podem ser consideradas leads da empresa, mas não significa que se tornarão clientes.

No entanto, se aplicar as estratégias certas, é muito provável que a maioria dos leads gerados podem se tornar clientes. É por isso que estamos enfatizando que a estratégia de geração de leads é a melhor estratégia para encontrar clientes do seu negócio.

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Independentemente se você vende caçamba basculante ou possui um brechó de grife, a melhor fonte para encontrar clientes é através da geração de leads.

Estratégicas para encontrar clientes

Além das estratégias de geração de leads, é importante seguir algumas diretrizes para encontrar clientes de forma orgânica e fluida para o seu negócio. Confira!

Conheça o seu negócio

O primeiro passo para encontrar potenciais clientes para a sua empresa é conhecer o seu negócio. Afinal, como você sabe quais pessoas estão mais propensas a comprar seu produto ou serviço se você não conhece o seu próprio negócio?

Entenda como funciona o seu modelo de negócios e o mercado ao qual ele se conecta. Lembre-se de quais são seus objetivos, os valores, a missão e a força motriz que move a sua empresa.

Essa ação pode ajudá-lo a reformular as estratégias mais certeiras para encontrar clientes de forma exponencial.

Portanto, independentemente se você vende poliguindaste duplo ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, conheça a sua empresa com afinco para gerar melhores resultados e encontrar novos clientes.

Crie seu diferencial no mercado

Para encontrar clientes organicamente, você tem que promover o seu diferencial de negócio. Este conceito é muito importante, porque através dessa estratégia você não precisa competir em um mar cheio de concorrentes.

Ou seja, é melhor atrair clientes construindo seu diferencial no mercado para aumentar os contatos e reter novos clientes. Na verdade, é difícil chegar a esse ponto, mas é a melhor solução do ponto de vista estratégico.

Portanto, ao pensar em como encontrar clientes, você pode seguir por essa estratégia do diferencial e certificar de que seja o único a fazer o que você faz, a oferecer a solução que você oferece, nem que seja na forma de oferecer essa solução.

Para fazer isso, você tem que se especializar e demonstrar seu valor real para o mercado. Esse é um ponto indispensável se quiser expandir sua base de clientes.

Você pode oferecer um serviço exclusivo e criar seu mercado. Dessa forma, seria quase impossível não encontrar os clientes certos e em uma boa quantidade. Mas lembre-se que é importante ter demanda para o que você oferece.

Invista em SEO

Uma boa otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) significa tráfego gratuito para seu negócio. Em outras palavras, significa uma alta possibilidade de encontrar os clientes certos para sua empresa.

Através das palavras-chaves adequadas é possível conquistar os primeiros lugares no Google, e assim os clientes certos vão encontrar sua empresa.

Portanto, não pense que sites e blogs estão obsoletos, na verdade eles fazem parte de uma estratégia completa de marketing digital e contribui para aumentar ainda mais a procura de clientes pelo que sua empresa oferece.

Para adquirir novos clientes dessa maneira você precisa entender o que seus clientes ideais estão procurando. Se você administra um site que vende produtos para o cabelo, talvez seus clientes estejam procurando os “melhores produtos para o cabelo”. 

Ou se você tem uma empresa de construção civil e o cliente estiver procurando por fibra para concreto, por exemplo, a palavra-chave poderia ser “fibra concreto + nome da cidade”.

A questão aqui consiste em garantir um lugar na primeira página ou mesmo na primeira posição para essa consulta de pesquisa. Essa é sem dúvidas uma das melhores formas de encontrar clientes para sua empresa.

Faça marketing de mídia social offline

É importante não esquecer que existe um mundo fora da internet, portanto não subestime o poder do branding e das estratégias de outbound marketing para encontrar clientes para seu negócio.

As pessoas navegam, buscam ofertas e produtos na rede, mas também vivem em um mundo offline, através de banners nas ruas, nos shoppings, nos centros das cidades, etc.

Ou seja, o mundo offline também oferece grandes oportunidades para encontrar clientes em potencial. Portanto, sempre pense em aplicar essa estratégia junto com as estratégias de mídias sociais.

Por exemplo, se você tem uma loja de locação de guindaste, os banners nas ruas e bairros podem contribuir para encontrar mais clientes na sua cidade.

Marketing de eventos

Outro método para encontrar clientes para sua empresa ou startup é organizar um evento. Um evento é sem dúvidas uma grande estratégia para impulsionar as visitas e consequentemente a base de clientes.

O poder do marketing de eventos também está na forma como a divulgação do evento é conduzida.

Afinal, quanto mais pessoas estiverem cientes do evento, mais aumentam as chaves dessas pessoas convidarem outras e promover um super evento somente pelo boca a boca.

Crie uma comunidade

Um outro método para encontrar novos clientes é construir uma comunidade. Trata-se de criar uma agregação de pessoas que compartilham uma paixão ou propósito.

Isso fará com que os clientes se sintam parte integrante de um propósito e de quebra contribui para que esses clientes conheçam sua empresa e a ajude a crescer.

Seja para vender laje treliçada ou roupas femininas, as comunidades fazem parte de uma estratégia de relacionamento.

Use marketing de experiência

O marketing de experiência consiste em promover a melhor experiência de negócio para os clientes, e assim você se torna referência em seu mercado.

Aqui estão algumas dicas para ativar o marketing de experiência:

  • Suporte 24 horas;
  • Entrega sempre pontual e com antecedência;
  • Atendimento humanizado e eficaz ao cliente;
  • Feedback dos clientes.

Se o cliente se sentir bem comprando na sua empresa, ele irá facilmente se tornar cliente fiel, e com isso pode tornar-se um promotor real da sua empresa e atrair novos clientes.

Portanto, não deixe de pensar nessa estratégia de marketing de experiência para te ajudar a encontrar novos clientes interessados em fechar negócio com sua empresa.