Gravataí Notícias
Portal de notícias de Gravataí RS

5 dicas para montar um bom marketing digital

O marketing digital é fundamental para todas as empresas, afinal estamos vivendo um período de grandes mudanças, seja no consumo ou na forma que as marcas se apresentam e vendem seus produtos.

-

Cada vez mais pessoas utilizam a internet tanto para consumir conteúdo como para comprar e conhecer lojas, por isso é tão importante que os empreendimentos deem atenção para esse novo cenário.

No entanto, esse é um meio muito competitivo, afinal não existe apenas uma marca de vidros temperados na internet, mas sim milhares delas, por isso é essencial que as empresas consigam se destacar de alguma forma.

-

É justamente nisso que entra o marketing digital, e através de estratégias você consegue se comunicar com o seu público e se destacar da concorrência, com isso sua empresa irá:

  • Atrair oportunidades;
  • Gerar um relacionamento mais profundo com o público;
  • Mensurar os resultados;
  • Aumentar sua vendas;
  • Se tornar referência no mercado.

-

Ficou interessado e quer saber mais sobre o marketing digital e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer? Continue lendo este artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto, além de muitas dicas.

-

O que é marketing digital?

Muito se ouve falar do marketing digital, mas você realmente sabe o que é?

-

Bom, podemos defini-lo como um conjunto de estratégias online onde empresas de todos os segmentos, seja de venda de geradores, floriculturas, livrarias e outros, utilizam para atrair novos clientes, além de conseguir entendê-los e saber o desempenho do seu negócio.

Ela é uma poderosa ferramenta para que as marcas consigam se comunicar de maneira eficiente e de uma forma humanizada com os seus consumidores, além de ajudar na análise de desempenho das ações do mercado digital.

-

É importante deixar claro que para uma empresa de tubos e conexões galvanizadas que deseja utilizar o marketing digital, não será preciso um investimento inicial muito elevado, pois diferente do marketing tradicional, essa estratégia tende a ser bem mais em conta.

Quando você investe no marketing digital, consegue usufruir de inúmeros benefícios, como:

-

  • Personalização das campanhas;
  • Otimização constante das campanhas;
  • Maior interatividade com o público;
  • Dados mensuráveis;
  • Direcionamento mais personalizado e assertivo;
  • Escalabilidade.

Dessa forma, fica claro que essa é uma estratégia democrática que pode ser usada por todas as empresas devido ao seu baixo custo, comparado com o marketing tradicional que permite com que o seu negócio cresça no meio digital.

-

Por que se preocupar com o seu marketing digital?

-

Quando uma empresa de projeto de estrutura metálica para galpão, por exemplo, investe no marketing digital, consegue se aproximar dos seus leads e com isso transformá-los em clientes com mais efetividade e agilidade.

Isso acontce porque essa é uma estratégia que consegue aproximar o cliente, e com isso criar uma construção de credibilidade com a empresa, que é algo que o cliente busca para tomar suas decisões relacionadas a compra.

-

Estamos vivendo na era digital, por isso é fundamental que as empresas entendam isso e se adaptem a essa nova realidade. O marketing digital é a evolução do marketing tradicional e consegue trazer muitos resultados efetivos para as marcas.

Dicas de marketing digital para usar na sua marca

Veja a seguir algumas dicas importantes de marketing digital para que você consiga aplicar no seu empreendimento. Não se preocupe pois são ações simples, mas que juntas fazem muita diferença.

1. Entenda o seu consumidor 

A primeira dica e talvez a mais essencial é entender o seu consumidor, afinal ele é uma parte fundamental para o sucesso da sua empresa, por isso você precisa estar em sincronia com ele.

Uma empresa de serviço de caminhão munck que entende o seu cliente consegue definir as estratégias certas, aquelas que irão conversar com eles e fazer com que se tornem consumidores fiéis.

Por isso, para que as estratégias de marketing digital funcionem de uma maneira correta, é preciso que saiba como os clientes enxergam sua marca, além do que eles esperam dela, assim você garante com que eles escolham sua marca, e não a concorrente.

Uma boa forma para conseguir entender melhor o seu cliente é através de pesquisas, questionários, observar os comentários em redes sociais, ou por feedbacks do atendimento e do produto.

Analisando essas informações, sua empresa consegue saber no que está errando e com isso realizar as melhorias necessárias, com isso você consegue propor uma melhor qualidade na venda, além de atrair os novos clientes.

2. Invista em marketing de conteúdo

Saiba que marketing digital não se resume apenas a anúncios, muito pelo contrário, são diversas estratégias e formas de criar conteúdos que tornam essa prática bem-sucedida.

Pense que o perfil do consumidor mudou, hoje em dia as pessoas buscam desde como tirar manchas de roupa até malha para laje preço na internet, por isso os empreendimentos precisam investir em estratégias que captem esse público.

Para que isso aconteça é preciso produzir conteúdos de qualidade que despertem o interesse dos consumidores, essa será uma porta de entrada para a sua marca, com isso eles irão conhecer mais os seus produtos e consequentemente se tornar um cliente.

Existem diversas formas de criar conteúdos, as mais utilizadas são publicação de textos e produtos audiovisuais em blogs e sites específicos.

É importante ressaltar que a criação desses conteúdos precisam agregar valor aos clientes, não pode ser algo simplesmente feito para vender. Como já dito, essa é uma forma do consumidor conhecer uma marca.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de extintores pode criar conteúdos sobre a importância de realizar as manutenções, como ela é feita, entre outras coisas, isso desperta a atenção das pessoas e faz com que conheçam o serviço.

Esse tipo de conteúdo tem um custo baixo em comparação com as práticas de marketing tradicional e você consegue um volume muito maior de clientes.

Você consegue usar o marketing de conteúdo em suas redes sociais também, com isso sua empresa se aproxima do cliente, fideliza seus consumidores e se torna uma autoridade em seu nicho, servindo como referência para as outras marcas.

3. Faça um planejamento a longo prazo

Para que as suas estratégias sejam efetivas, você precisa pensar a longo prazo, só assim você consegue aumentar seus resultados, pois esse planejamento fará com que você tenha constância durante todo o processo.

Para te ajudar nisso, é fundamental que você crie planos de curto, médio e longo prazo, assim você consegue se planejar para o futuro, além de investir em planos no presente, e esse equilíbrio é fundamental.

Isso faz com que todas as estratégias sejam bem pensadas, permitindo uma organização maior e com isso uma maior efetividade dos processos, fazendo com que você tenha mais engajamento e torne seu negócio mais reconhecido.

4. Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz, pois você se aproxima do cliente e se faz presente em sua vida, já que uma boa campanha tem o poder de fazer com que a pessoa compre o seu produto.

Por exemplo, por que uma pessoa precisa procurar por preço de churrasqueira a gás e passar horas visitando lojas se já existe uma marca que ela conhece e oferece promoções no e-mail, não é mesmo?

Só pra você ter uma dimensão dessa estratégia, de acordo com uma pesquisa do site Statista, mais de um terço da população utiliza o e-mail. Em números absolutos, são cerca de 2,9 bilhões de pessoas, ou seja, um grande mercado a ser explorado.

Através do e-mail você consegue se comunicar com o seu cliente para que essa comunicação seja efetiva. É necessário que se siga algumas normas para que a mensagem não se torne spam e o seu público nem veja o conteúdo.

Por isso é fundamental que você tenha atenção a práticas como:

  • Não comprar listas de e-mails;
  • Disponibilizar a opção de descadastramento;
  • Montar sua base de contatos utilizando landing pages;
  • Não enviar mensagens em excesso.

Com isso você garante que todas as pessoas que irão receber o e-mail conhecem a sua empresa de alguma forma, além disso você dá a liberdade dela sair a hora que quiser, dessa forma suas mensagens serão bem-vindas para quem realmente deseja consumir.

5. Invista no marketing de influenciadores

Não é de hoje que pessoas famosas conseguem influenciar a opinião do público, a diferença é que hoje não precisam ser celebridades de TV para conseguir esse feito, já que os influenciadores digitais, mesmo os pequenos, conseguem fazer a mesma coisa.

Segundo uma pesquisa realizada pela QualiBest, cerca de 88% dos entrevistados assumem ter descoberto algum produto ou marca por causa dos influenciadores que seguem nas redes sociais.

Isso mostra que trabalhar com esses influencers é uma alternativa ótima e às vezes até mesmo mais barata do que um comercial no horário nobre na televisão, por exemplo.

Essas são apenas algumas das estratégias de marketing digital, mas existem muitas outras que você pode aplicar em sua marca. Elas devem ser usadas em conjunto, com isso você consegue se beneficiar de diversas formas.

São essas práticas que vão te ajudar a impulsionar sua marca no meio digital e fazer com que os clientes a conheçam cada vez mais, sendo fundamental que se dê a devida atenção, além de investir nessas práticas.