Nesta segunda-feira inicia a campanha de vacinação contra a gripe
Nesta segunda-feira (12), inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, serão no total 3 etapas da campanha, que irá totalizar 5 milhões de pessoas aptas a receber a vacina no Estado do Rio Grande do Sul.
A campanha começará imunizando grupos de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas.
Os idosos com 60 anos ou mais e professores poderão se vacinar a partir do dia 11 de maio, na última etapa que começa no dia 9 de junho e termina no dia 9 de julho, irão se vacinar os grupos prioritários que são: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e outros.
Para receber a vacina o público deve levar a carteira de vacinação e as crianças que receberem a vacina pela primeira vez terão que receber uma segunda dose, com no mínimo de 4 semanas entre a aplicação delas.
Vacina contra Gripe x Covid
Ainda não há estudos que comprovem a aplicação de vacina da gripe em conjunto com a vacina contra a Covid. Porém, a recomendação é manter um intervalo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas, dando sempre preferência a aplicação da vacina da Covid.
Etapas de Vacinação:
1ª Etapa: 12 de abril até 10 de maio:
- Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Povos indígenas.
2ª Etapa: 11 de maio até 8 de junho:
- Idosos acimas dos 60 anos;
- Professores.
3ª Etapa: 9 de junho até 9 de julho:
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Trabalhadores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Caminhoneiros;
- Forças Armadas;
- Forças de segurança e salvamento;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade.
18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) já receberam 368.830 doses de vacina contra a gripe, o que equivale a cerca de 29% da população prevista para a primeira etapa da Campanha.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é a aplicação de 90% de cada grupo e o municípios podem definir a data do Dia D de mobilização da vacinação contra a gripe, que consiste em um sábado o posto de saúde ou casa de vacinas ficarem a aberto aos grupos que forem ser imunizados.