Novo Modelo de Monitoramento da Pandemia

O novo sistema de monitoramento da pandemia no RS, apresenta mais transparência e simplificação e foi denominado de Sistema 3As, que significa Aviso, Alerta e Ação.

O Sistema 3As entra em vigor neste domingo (16) á Oh.

O novo sistema vem para substituir o primeiro modelo de Distanciamento Controlado que  entrou em vigor no dia 10 de maio de 2020.

“Aperfeiçoamos o sistema para intensificarmos a adesão das prefeituras e da população, e aplicarmos novos padrões de monitoramento, como os indicadores de vacinação. Afinal, temos uma nova realidade depois de um ano de modelo de Distanciamento Controlado e aprendemos muito sobre a pandemia, como monitorar melhor os vários indicadores, e passamos a ter uma leitura melhor dos dados por parte da nossa equipe técnica. Acredito que todos aprenderam muito, inclusive os prefeitos e toda a sociedade, nos permitindo agora revisar o sistema, simplificando tanto o monitoramento quanto os protocolos”, disse o governador.

O novo decreto que oficializa as regras deverá ser publicado ao longo do sábado (15).

Os municípios terão que se organizar, montar equipes em uma espécie de Gabinetes de Crise Regionais para poder acompanhar os boletins que serão divulgados diariamente.

Estabelecer, protocolos e agir com responsabilidade é fundamental para os municípios, lembrando que sempre deverá ter a supervisão do Estado.