Junho Vermelho, Gravataí Necessita De Doadores De Sangue

No mês de junho é lembrado a importância de doar sangue e ajudar o próximo, Junho Vermelho surgiu em 2015 após a Campanha Eu Dou Sangue escolher o mês para alertar a população sobre essa linda causa.

O Hospital Santa Casa de Misericórdia precisa de doadores de sangue de qualquer tipo sanguíneo, lembrando que o Hospital Santa Casa de Misericórdia atende nove hospitais entre eles o Hospital Dom João Becker de Gravataí.

O Hospital Dom João Becker utiliza cerca de 200 bolsas de sangue por mês, lembrando que o ideal seria coletar 400 bolsas para ter estoque e estar preparado para possíveis emergências.

Para doar sangue é necessário fazer um agendamento para não haver aglomerações, a Santa Casa está tomando todas medidas de segurança para seus doadores e profissionais, pode ser agendado pelo telefone (51) 3214-8025 ou pelo WhatsApp (51) 98040-7248.

Depois de agendado é só comparecer no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia localizada na Av. Independência n°75, centro histórico de Porto Alegre, atendimento é segunda a sexta das 7:30 às 18h e sábado das 7:30 às 12h.

Lembrando que pode doar sangue tem algumas regras.

  • Ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 kg. Candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.
  • Levar documento com foto: Ex.: Carteira de identidade, Habilitação.
  • Ter boas condições de saúde: não estar em jejum.
  • Restrição para doação em uso de alguns medicamentos.
  • Não pode doar quem tiver problemas de: Doença de Chagas, Hepatite, Sífilis, HIV, Ulcera no estômago, sangramentos anormais, asma, convulsões, doenças alérgicas.
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.
  • Não fumar, pelo menos, duas horas antes da doação.
  • Não deve doar sangue quem não tiver parceiro fixo e não faz uso de preservativo.
  • Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior a doação.
  • Já doou sangue antes? Mulheres: período de 90 dias / máximo 3 doações nos últimos 12 meses. Homens: período de 60 dias / máximo 4 doações nos últimos 12 meses.

Lembrando que a Sogil em parceria com o Hospital Dom João Becker disponibiliza ônibus para que quiser doar na Santa Casa de Misericórdia sem cobrança de passagem, telefone (51) 3043-8369 para agendar sua vaga, confira as próximas datas de saída do ônibus 30/06, 28/07, 25/08, 29/09, 27/10, 24/11 e 15/12.

Benefícios para doadores de sangue:

  • O maior benefício sem dúvidas é ajudar o próximo, você vai estar ajudando a salvar vidas.
  • O doador tem direito a um dia de folga sem prejuízo de salário e de qualquer benefício, é lei e está na CLT, a folga será concedida no dia da doação de sangue e o atestado é fornecido no ato da doação pelo banco de sangue, por lei as empresas são obrigadas a aceitar somente um atestado por doação no prazo de um ano conforme Artigo 473 da CLT.
  • Você tem o direito de pagar metade do valor em cinemas, teatros e eventos culturais, esse direito foi concedido pelo senado em 2019, para ter direito tem que ser doador de sangue regular, que significa ter doado sangue no mínimo de três vezes no prazo de uma ano.
  • O doador de sangue também tem o privilégio de saber como anda sua saúde, como o recomendado é fazer um check-up todo ano essa pode ser uma alternativa boa e de graça, dentre os testes realizados estão o da Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV, são realizados estes testes para saber se o doador é apto para doar o sangue e também serve de segurança para quem vai receber o sangue.
  • Gravataí tem mais uma vantagem que é de não pagar taxa de inscrições para concursos públicos realizados pela Administração Direta, Indireta e Fundações Públicas de Gravataí, vale a regra de ter no mínimo de três doações no prazo de um ano, veja todas as regras para ter essa isenção lendo a lei n° 3094/2011.