Hospital de Clínicas pretende retomar as cirurgias no mês de Maio

Com a diminuição de pacientes com coronavírus nas últimas semanas, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vai aumentar a capacidade de atendimento para pessoas não Covid.

A iniciativa deve acontecer no início do mês de maio,o Hospital de Clínicas pretende realizar 200 cirurgias eletivas essenciais a mais por mês.

Primeiramente serão realizadas cirurgias de pessoas que já estão na fila de espera e aguardando para realizar os procedimentos, também se espera ocorrer um aumento na capacidade da área cirúrgica ambulatorial, que vai proporcionar maior número de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Com o plano de iniciar as atividades no início do próximo mês, o Bloco Cirúrgico e as salas de recuperação, terão que reverter partes de suas estruturas que foram adaptadas para receber pacientes com coronavírus, quando a demanda de pacientes era maior que os leitos que o hospital possuía.

Os profissionais que atuaram na Emergência e também no CTI, devem retornar às suas áreas de trabalho, para um atendimento aos pacientes com outros problemas de saúde.

O Hospital, possui 105 leitos dedicados somente para Covid-19 e continua monitorando os números para que caso seja necessário adaptar suas instalações novamente.
A iniciativa tem como objeto retomar as assistências nas áreas que foram prejudicadas quando havia um pico muito grande de pacientes internados com Covid-19.