Gravataí recebe ambulância e dois caminhões para combater incêndios

Nesta sexta-feira, 26, Gravataí recebeu do Governo do estado dois caminhões para o combate ao incêndio e mais um auxílio de uma ambulância, que deverão chegar na cidade no decorrer da próxima semana.

“O que se faz aqui é mais do que uma entrega de viaturas. É por meio desse investimento em viaturas que vamos qualificar a estrutura das nossas inspetorias para garantir um RS livre da aftosa sem vacinação. São exigências importantes a serem cumpridas para que o RS receba o certificado e, assim, possamos acessar novos mercados”, explicou o nosso governador Eduardo Leite.

O Governo entregou 71 viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e para inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A entrega aconteceu ontem, 26, no  Comando-Geral do CBMR, na capital. 

Estavam presente no ato da entrega o governador Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, Covatti Filho, o comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e a superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Helena Rugeri Pan.

“Estamos enfrentando uma pandemia, mas não deixamos de avançar em todas as áreas, especialmente na segurança pública. E é na segurança que está o cuidado com a vida das pessoas, a partir do trabalho do nosso Corpo de Bombeiros. Ao longo desses dois anos, a instituição recebeu uma série de entregas que estão renovando todos os equipamentos”, disse o governador Eduardo Leite.

De um total de 93 viaturas, 62 destas que se enquadram na primeira leva foi entregue para as inspetorias da Seapdr, o restante deve ser entregue nos próximos meses. O investimento para 93 veículos é de cerca de R$ 7,5 milhões, a maior parte proveniente de recurso do Tesouro Estadual e o restante em cerca de R$1,5 milhão do Ministério da Agricultura.

Duas semanas atrás, a ministra Tereza Cristina, adiantou que estado do Rio Grande do Sul deverá ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Está decisão será homologada durante a Assembléia Geral da entidade, essa cerimônia está prevista para o mês de maio.

“Com essa entrega, concluímos todas as etapas necessárias para conseguir o certificado internacional da OIE. Isso trará emprego e renda para nossa população e lucro para os nossos produtores, e é uma conquista de muitas mãos”  comentou Covatti Filho, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Junto com esse ato o governador Eduardo Leite e o vice-governador entregaram também, cada um deles, uma escultura em homenagem ao coronel Lúcio Alex Ruzicki, subcomandante do CBMRS.