Gravataí se Beneficia com mais um Instituto: Instituto Cresça com Segurança

Fundação 26/08/2020 – CNPJ 40.559.179/0001-36

Apresentação

O Instituto Cresça com Segurança é a união de pessoas e empresas, que intenderam a necessidade das crianças e adolescentes das escolas públicas, no que tange ao acesso ao esporte, cultura, cursos de idiomas e profissionalizantes.

Projeto Cresça com Segurança: Por iniciativa do prof Juan Porto, e incentivo do mestre Lauro Leão, em 06/11/2018 decidiu-se levar o Taekwondo a um grupo de crianças do Condomínio Altos da Figueira, no bairro Aparecida em Alvorada/RS. A aceitação foi tão positiva que incentivou o prof. José Caetano Junior a levar também o Taekwondo para as crianças das escolas. Iniciamos pelo Instituto Estadual Júlio César Ribeiro de Souza (08/04/2019) e posteriormente Escola Municipal Aparício Borges (09/07/2019). Os desafios foram grandes, pois não havia estrutura para a administração das aulas com os equipamentos básicos, como tatame e protetores. Nada disso foi empecilho, nossa vontade era e é levar o esporte de qualidade para as crianças. Fizemos vakinha on-line, ação entre amigos e pedido de doações, projeto junto ao Fundo Social do Sicredi e tudo foi possível, compramos tatames para às duas escolas e equipamentos de proteção.

No final de 2019 conseguimos graduar 31 crianças no exame de faixas, com uma ação entre amigos, e nenhuma criança que quis fazer o exame ficou de fora. Foi um sucesso.

Instituto Cresça com Segurança

Em 26/08/2020 constituímos o Instituto Cresça com Segurança, uma Organização da Sociedade Civil, para levar, além do Taekwondo, as demais modalidades de esportes para as escolas e ainda oportunizar cursos de idiomas e profissionalizantes, com base no trabalho voluntário e bolsas de estudos.

As Escolas de idiomas e profissionalizantes parceiras, entendendo a necessidade das crianças e famílias atendidas, ofereceram descontos especiais para viabilizar o acesso dos alunos aos cursos.

O objetivo principal é disseminar práticas com foco no Esporte Educacional e de Participação, de modo que eles percebam a atividade esportiva como instrumento para a transformação social. Assim, além da prática esportiva, oferecemos cursos de idiomas e profissionalizantes, fazendo com que os jovens atendidos acabem se tornando uma referência positiva para muitos educando e, não raro, viram exemplo de atitude e comportamento.

Justificativa

Oferecer espaços com total infra-estrutura e segurança para a prática e o aprendizado esportivo, para o lúdico, para o imaginário e para o afeto, estimulando o desenvolvimento escolar das crianças através da prática e do aprendizado esportivo e de ações culturais. Procurar resgatar, através das práticas educativas que se apoiam no esporte, na arte e na cultura, a auto-estima e o processo de socialização das crianças.

A participação das crianças e adolescentes nas atividades do contraturno escolar, repercute em menor evasão escolar, diminuição das ocorrências de indisciplina na escola e em casa, respeito aos colegas e familiares, melhora na aprendizagem e consequentemente melhoram nas notas com aprovações na escola, sendo que estes resultados refletem na vida familiar das crianças e adolescentes. A prática do esporte, com a convivência social é uma forma eficiente de retirar as crianças e adolescentes da rua e do convívio com o ambiente das drogas e da violência.

As crianças inseridas em nosso projeto já atingiram: bons resultados na escola com aprovações de série; diminuição das ocorrências de indisciplina; respeito com os colegas e familiares; melhora na aprendizagem e consequentemente nas notas; resultando em um futuro melhor para as nossas crianças em sua formação como cidadão.

Área de Cobertura

O Município em que o projeto é desenvolvido é Alvorada, sendo possível desenvolver no Município de Gravataí e Cachoeirinha, pela proximidade e disponibilidade dos professores. As razões de desenvolverem o projeto nesses municípios é em função de fazerem divisa com nosso Município e a situação social igual ou pior que a nossa. Onde há demanda por projetos sociais e com grande número de crianças vítimas da violência. Com grupo de convivência e fortalecimento de vínculos para criança e adolescente em situação de risco social e a prevenção ao trabalho infantil, com foco no esporte, lazer e educação.

Objetivo Geral

Promover a inclusão das crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada educando e estimulando-os ao protagonismo.

Objetivos específicos

Promover a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à prática e cultura do esporte e do lazer; Proporcionar, com a prática esportiva e do lazer, melhor desenvolvimento humano, inclusão educacional e social;

Desenvolver hábitos saudáveis direcionados ao processo de desenvolvimento da cidadania; Reduzir a evasão escolar, através do fortalecimento à consciência ao estudo Incentivando a freqüência escolar. Apoiar as ações de erradicação do trabalho infantil Implementar indicadores de acompanhamento e avaliação do esporte educacional e de lazer. Formação pessoal e profissional de adolescentes em situação de risco; Promovendo a educação e a formação profissional.

Criar um ambiente favorável a integração social das crianças e adolescentes trabalhando a convivência, solidariedade, participação, consciência crítica, senso comunitário, cooperativismo.

Reforçar a auto-estima das crianças e dos jovens por meio do desporto

Possibilitar o acesso a atividades artísticas, culturais, de lazer e recreativas

Impulsionar a igualdade de gênero;

Criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia.

Metodologia

Reunião com os professores e a equipe de gestão para revisitar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Observando quais metas e propostas estão previstas e indicadas as metodologias ou atividades para se alcançar os objetivos.  As atividades extraclasse serão oferecidas aos alunos através de Ficha de Inscrição no Site www.crescacomseguranca.org.br.

As crianças escolhem qual atividade desejam participar, fazem uma aula experimental, e recebem os horários e dias das atividades, após contato com responsável verificam qual o melhor horário e dia para participar, e fazem sua inscrição com a autorização do responsável, professora e pedagoga.  Para melhor acompanhamento do desenvolvimento do aluno no projeto e na escola, há um controle de atividades e desempenho escolar. A criança pode escolher uma atividade por dia no contra turno escolar, podendo participar de todas as atividades todos os dias ficando na escola ele se motiva a estudar, melhora seu comportamento, aprendizagem e fica fora dos perigos das ruas e das drogas.

A implementação do Projeto

O Projeto do Instituto Cresça com Segurança será implementado no Instituto Estadual Júlio César Ribeiro de Souza, com algumas atividades no contraturno escolar e outras na parte da noite. Conforme a decisão da família, alguns cursos poderão ser realizados nas escolas parceiras ou até de forma virtual, sempre visando a facilitação ao acesso do aluno às atividades.

Temos a particularidade da atividade de futebol, pois a Escola não tem quadra de futebol, e para a atividade conseguimos a parceria do Martello Fut7, onde acontecerão as aulas. Neste caso os alunos serão conduzidos pelos professores até o local e entregues na Escola no final da atividade.

O impacto Social

O Impacto Social seria muito relevante para nossa comunidade, onde poderíamos ampliar e melhorar o projeto já existente. 

Neste sentido estamos em contato com a Secretaria de Esportes do Município para ampliar o projeto e atender mais crianças e adolescentes.. 

A prática do esporte, com a convivência social é uma forma eficiente de retirar as crianças e adolescentes da rua e do convívio com o ambiente das drogas.  Há segurança, pois o projeto é desenvolvido dentro da escola no contra turno escolar, o comprometimento dos envolvidos, ONG+ESCOLA+FAMLIA+ALUNO = SUCESSO, sendo que todos participam e trabalham pelo bem comum que o desenvolvimento da criança e adolescente, convivência familiar e comunitária e contribuir para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral, As intervenções irão valorizar a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade; O aluno começa a respeitar e valorizar o ambiente escolar, 

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” – Provérbios 22:6

Atividades e responsáveis

TAEKWONDO – Mestre Lauro Leão
FUTEBOL – Prof. Edson Limberger
MUAY THAI – Mestre Enildo Pacheco
BALLET – Prof. Ana Leopoldo
CAPOEIRA – Prof. Alex Maior
WUSHU KUNG FU – Prof. Gilmar Antônio
DANÇA – Prof. Tamara Souza
INGLÊS – Escola de Idiomas Wizard
ESPANHOL – Escola de Idiomas Wizard
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Equipe da Agência Alvorada do SICREDI
EMPREENDEDORISMO – Datamais – Centro de Formação Profissional
BARBEIRO – Bruno Loretto
MAQUIAGEM – Vitória Tormen
PREVENÇÃO COM AMOR EXIGENTE – Grupo Alvorada de AE – Marisa Garlet
MARKETING DIGITALWilliam Tormen
COACHING – Letícia Rosseto