Governo autoriza a abertura de comércio não essencial neste sábado (3)

Na manhã de quinta-feira (1) o governo do Estado decidiu, após uma reunião com o Gabinete de Crise, que os serviços não essenciais poderão abrir neste sábado (3).

Os serviços que incluem comércio e restaurantes poderão funcionar entre 5h e 20h.

“Estamos liberando o comércio não essencial para trabalhar no próximo sábado, até às 20h, acolhendo um pedido dos setores econômicos ligados ao consumo da Páscoa. Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo” disse Eduardo Leite Governado do Estado do Rio Grande do Sul em vídeo que foi divulgado nas suas redes sociais.

Novas reuniões envolvendo o Governo do Estado devem acontecer no decorrer da semana.

“Também decidimos que as restrições especiais de horário para todas as atividades entre 20h e 5h serão prorrogadas até o dia 9 de abril. Elas terminariam no domingo, dia 4 de abril, mas entendemos que ainda precisamos de um pouco mais de rigor e esforço por alguns dias, para não afetar a trajetória recente de leve recuperação”, pontuou o Governador.

Fiscalização

Com a liberação das atividades não essenciais neste sábado, o governador teme um número elevado de aglomerações e ressalta que deve haver uma rigorosa fiscalização para manter o distanciamento.

“Destacamos as necessidades de os municípios reforçarem seus planejamentos de fiscalização e efetivamente fiscalizar as atividades. Somente com controle e pulso firme poderemos ter gradativamente, liberações às atividades, sem que isso prejudique o controle de propagação do vírus”, complementou o governador.

Nesta sexta-feira (2/4), o governo do Estado divulgou o mapa da 48ª rodada do Distanciamento Controlado. O Gabinete de Crise segue sem permitir pedidos de reconsideração à classificação, mas com possibilidade de cogestão regional, com uso de protocolos até o limite de bandeira imediatamente anterior.

Novas medidas sobre distanciamento controlado deverão ser discutidas na segunda-feira, dia 05 de abril, na pauta da reunião, conforme adiantou Leite, está programado para discutir os planos de fiscalização, considerados fundamentais para permitir a liberação gradual das restrições.

As lojas de Gravataí já estão preparadas para um alto índice de movimento e estão alertadas para uma possível aglomeração, porém tomando todos os cuidados, é o que afirma Daniela Álvares, empresária de Gravataí “Neste sábado, devido à Páscoa e a abertura dos comércios não essenciais, estamos esperando um número alto de vendas, se acaso ocorrer uma aglomeração, estamos aptos a orientar nossos clientes sobre distanciamento”.