“Parceiro Voluntário” Canil Municipal lança Campanha

A Prefeitura de Gravataí está lançando a campanha Parceiro Voluntário, que consiste em pessoas que não podem ter um animal em casa, mas possuem uma vontade de ajudar eles a encontrarem um lar.

Qualquer pessoa pode comparecer no canil para tirar fotos dos pets, passar um tempo com os animais, dar amor e carinho e auxiliar na divulgação para promover a adoação e ajudar os nossos queridos bichinhos a encontrarem um lar receptivo.

Na sexta-feira (9), o Canil Municipal de Gravataí, que pertence à Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), era responsável pelos cuidados de 22 cavalos, 25 gatos e 295 cães.

Os cães e gatos que residem no Canil atualmente possuem sequelas, foram vítimas de maus-tratos ou estão em idade avançada, alguns, ainda, possuem: surdez, cegueira, falta de algum membro, entre outros. Já os cavalos todos são vítimas de maus-tratos ou foram abandonados e a maioria desses 22 cavalos possuem sequelas irreversíveis.

Adoções:

O Canil tem uma criteriosa e cuidadosa forma para determinar a adoção, que possui um termo que impede que a pessoa que adotar o animal o deixe em abandono ou pratique qualquer tipo de esporte ou algo semelhante com o mesmo.

Ter mais de 18 anos é um critério para efetivar a adoção, também é preciso apresentar um comprovante de residência e assinar o termo de compromisso. Antes da adoção ser concluída, é realizada uma visita a casa do candidato que deseja adotar o pet, essa visita é feita para que o canil certifique que o animal viverá em um lugar e ambiente seguro.

Serviços Prestados

O Canil oferece serviço gratuito para toda a população do município de Gravataí, com atendimento veterinário, para consultas, no horário de 9h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira.

As castrações de cães e gatos precisam de um agendamento prévio, que podem ser marcadas pelo WhatsApp (51) 99226-5955 e o tempo de espera é de aproximadamente de 90 a 120 dias, devido a grande demanda que o município possui.

Se o animal precisar de cirurgia de tumor, hérnia, abcessos ou outras cirurgias, estas serão agendadas pelo veterinário após a realização da consulta.

Para os procedimentos de castração, consultas e cirurgias é necessário apresentar: comprovante de residência no município, documento com foto e comprovante de renda de até dois salários mínimos.

Endereço

O Canil Municipal de Gravataí fica localizado na Estrada Leonel Cabeleira Bitello, nº 241, bairro Costa do Ipiranga, em Gravataí/RS.

Como denunciar maus-tratos


As notificações de maus-tratos são vistoriadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e são verificadas de acordo com o risco e a demanda de serviço. As denúncias emergenciais, que são as que contém risco iminente de morte, equinos abandonados, entre outros, são averiguados e vistoriados o mais rápido possível e podem ser encaminhados à Guarda Municipal pelo telefone (51) 3191.5000.

Fêmeas em estado de prenhez e filhotes não podem ficar no canil, devido ao risco de serem contaminados por inúmeras doenças que são fatais para eles, mas a equipe do Canil auxilia na divulgação para adoção e também castra as mães assim que os filhotes desmamam.

Canil na pandemia

O Canil Municipal de Gravataí está atendendo somente um acompanhante por animal nesta época de pandemia.

É obrigatório o uso de máscaras, respeitar o distanciamento social e fazer o uso de álcool em gel no canil.

Adote com consciência e AMOR!