Bolsa de Valores: Como Funciona?

Fazendo uma analogia, a bolsa seria como uma feira onde os feirantes expõem os produtos para quem quiser vender e comprar, a bolsa funciona de forma semelhante, ela é o ponto de encontro entre quem quer comprar e vender produtos financeiros, a bolsa de valores surgiu para facilitar essa negociação.

Devido à tecnologia ocorre de forma rápida, não existe mais aquele ambiente de todos gritando e gesticulando para todos os lados, agora muitos trabalham de suas casas e até mesmo na rua com seus celulares.

Quando as empresas liberam parte de sua empresa para bolsa de valores isso se chama ação, essa ação qualquer pessoa ou empresa consegue comprar, e após comprar pode revender a qualquer momento.

Quando você compra uma ação você vira sócio daquela empresa, ou seja, do lucro e do prejuízo.

Porque as empresas colocam parte de suas empresas na bolsa? Porque elas precisam de dinheiro para investir, resumindo, ou vão ao banco fazer empréstimos ou recorrem aos investidores, então elas escolhem qual opção vale mais a pena, os juros do empréstimo ou liberar na bolsa parte da sua empresa para venda.

Nem todas empresas estão na bolsa, entenda; em partes porque os juros do empréstimo valem mais a pena outras porque é a única opção, empresas pequenas ou empresas com produtos ou serviços ultrapassados não vão à bolsa porque ninguém ou quase ninguém vai querer investir em empresas com essas características e que talvez não tenham margem para crescimento ou potencial.