Becker faz ação com Sogil no dia 31 de março para doação de sangue

O hospital Dom João Becker está precisando de doações de sangue, o hospital encontra-se com o estoque baixo.

O mesmo promoverá uma ação no dia 31 de março com a empresa Sogil para levar os voluntários para o Banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre.

Os interessados na ação podem se inscrever pelo telefone: (51) 3043.8369.

São utilizadas 200 bolsas de sangue por mês, na instituição, isso equivale a 300 doadores de todos os grupos sanguíneos.

Entre nós brasileiros apenas 1,6% são doadores de sangue, de acordo com a (OMS) Organização Mundial de Saúde.

Isso em números quer dizer, que dê 1000 pessoas apenas 16 são doadores e isso é muito pouco para o tanto de pessoas que precisam.

Para manter os estoques de sangue em dia a porcentagem deveria ser de 1% a 3% da população doando regularmente.

O intervalo de doações para homens é de 60 dias, ou seja, a cada 2 meses homens podem doar e para mulheres o tempo é de 90 dias, a cada 3 meses.

Quem pode doar sangue?

Ter entre 18 anos e 39 anos de idade, jovens de 16 anos podem doar desde que tenham autorização dos responsáveis e desde que não estejam em Jejum.

Também é importante para os doadores terem o sono em dia, é importante ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50 kg e não ter consumido bebidas alcoólicas no dia da doação.

Documentos

É importante para o doador apresentar qualquer documento com foto, sendo eles RG ou CNH.

Quem não pode doar sangue?

Agora quem não pode doar, pessoas que tenham algum desses problemas, doenças de Chagas, sífilis, HIV, sangramentos anormais, asma, hepatite, doenças alérgicas, úlceras no estômago, convulsões.

A orientação para pessoas com covid ou suspeita é para esperar a confirmação do teste e após o resultado esperar 30 dias para a doação.

Quais os tipos de sangue?

Grupos sanguíneos: A+, A-, B+,B-,AB+,AB-, O+ e O-

Dentre esses grupos existem dois tipos de sangue raro o primeiro O- e o segundo A-

Informações sobre os tipos de sangues

O sangue O- só recebe sangue dele mesmo, mas ele doa para todos os outros tipos de sangue.

A- Recebe dele mesmo e do tipo O-

Enquanto todos os outros têm mais variedades de sangue tanto para doar quanto para receber, doar sangue também tem seus benefícios, além de ser um ato de solidariedade e amor com o próximo.

Doar faz bem para o coração, os estudos indicam que trás benefícios cardiovasculares. O processo de retirada do sangue, faz o corpo repor as células vermelhas do organismo, desta forma ajuda na diminuição de riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro e com a renovação das células faz reduzir a quantidade de ferro no sangue.

Na doação além de contribuir na saúde do próximo, contribui com a sua também, são realizados uma série de exames, para identificar se está apto para fazer a doação, os exames feitos podem identificar algum tipo de doença, como hepatite B e C, sífilis e HIV. Para garantir a segurança das pessoas que receberam o sangue doado. 

O governo para estimular a doação dá o direito de se ausentar do trabalho no dia da doação. Esse benefício é concedido perante apresentação de atestado emitido pelo Banco de sangue.

Para não haver dúvidas é sempre bom consultar a legislação de cada município e estado, para ver se tem mais algum benefício ou informação complementar. #doesanguesalvevidas